Na segunda-feira 18, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) divulgou uma nova imagem de Urano, produzida pelo Telescópio Espacial James Webb. A fotografia revela anéis internos e externos do planeta, bem como várias de suas 27 luas.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Na década de 1980, por causa dos comprimentos de onda captados pela sonda da Nasa Voyager 2, a imagem de Urano era a de uma bola azul sólida.
Visto que consegue capturar comprimentos de onda infravermelhos, o James Webb revelou diversos novos elementos em volta do planeta.
Novos detalhes de Urano são revelados pela imagem
Na imagem, é possível observar uma cobertura sazonal de nuvens no polo norte de Urano, com uma calota interna branca e brilhante e uma faixa escura na parte inferior da calota.
Também é possível identificar diversas “tempestades brilhantes” na fronteira sul da calota polar, que resultam de efeitos sazonais e meteorológicos do planeta.
De acordo com a Nasa, essa calota fica mais proeminente quando esse polo aponta para o Sol, e ele começa a receber mais incidência de luz solar.
O próximo solstício, momento do ano em que Urano vai receber mais luz do Sol, vai ocorrer em 2028. Os astrônomos quererem observar possíveis mudanças na estrutura dessas características recém-observadas.
Leia também:
O objetivo dos pesquisadores com as futuras observações é tentar compreender as alterações meteorológicas e buscar um melhor entendimento da atmosfera do planeta.
A expectativa é que a análise mais apurada de Urano ajude na melhor compreensão do funcionamento de quase 2 mil exoplanetas — planetas que orbitam outra estrela diferente do Sol.
Conheça James Webb, o supertelescópio da Nasa
Em 1990, a Nasa lançava o Telescópio Espacial Hubble, que deu aos cientistas um conhecimento “aprofundado” sobre o espaço além da órbita terrestre. As imagens produzidas pelo observatório abriam a possibilidade de um futuro promissor nos estudos astronômicos. Agora, um novo telescópio da agência norte-americana veio para revolucionar ainda mais.
O Telescópio Espacial James Webb é um observatório de alta capacidade, desenvolvido pela Nasa, em cooperação com a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Canadense. Construído com objetivo de “revolucionar os campos de estudo da astronomia”, o James Webb retrata fotos que não seriam possíveis de serem vistas pelo olho humano.
Fonte: revistaoeste