Novos indícios obtidos por militares e agentes de Inteligência de Israel na mostram que a rede de túneis subterrâneos construída pelo grupo terrorista Hamas é maior do que o estimado anteriormente.
Em dezembro, a rede de túneis do Hamas era avaliada em cerca de 400 km. Autoridades seniores da Defesa israelense agora estimam que a rede tenha entre 560 a 720 km, segundo o jornal New York Times. O número é extraordinário para um território de 40 km.
A descoberta foi documentada em vídeos e fotografias. Os túneis já eram considerados uma grande ameaça para os de Israel mesmo antes do início da guerra, em 7 de outubro, quando o Hamas invadiu o país e matou cerca de 1,2 mil pessoas e fez outras 240 reféns.
Túneis do Hamas são um pesadelo para Israel
Há diferentes estimativas dos militares israelenses sobre o aumento da rede de túneis do Hamas. Mas não há contestação sobre os esforços do Hamas para militarizar a área.
Para Israel, os túneis são um pesadelo subterrâneo. Também reforçam a capacidade de sobrevivência do Hamas. Agora, todos os objetivos estratégicos de Israel em Gaza estão ligados à eliminação dos túneis.
“Se você quiser destruir a liderança e o arsenal do Hamas, terá de destruir os túneis”, disse Daphné Richemond-Barak, especialista em guerra de túneis da Universidade Reichman, em Israel, ao jornal norte-americano. “Eles estão conectados a todas as partes das missões militares.”
O Hamas investiu pesado nas estruturas, porque não tem recursos nem número de combatentes suficiente para lutar contra Israel em uma guerra convencional. Os túneis são usados como bases militares e arsenais. O também conta com eles para proteger seus principais comandantes.
Fonte: revistaoeste