Um incidente na estação de esqui de Gudauri, na Geórgia, resultou na morte de 12 pessoas, entre elas 11 e um georgiano. O caso aconteceu em um restaurante indiano, onde os corpos foram encontrados no segundo andar do estabelecimento.
A Polícia do Departamento de Mtskheta-Mtianeti, ligada ao Ministério de Assuntos Internos da Geórgia, começou uma investigação sob o Artigo 116 do Código Penal do país, que trata de homicídio culposo. O caso ocorreu nesta segunda-feira, 16.
De acordo com as primeiras informações da investigação, o acidente pode ter sido causado por um gerador de energia elétrica que foi instalado em uma área fechada e interna, próxima aos quartos do restaurante, onde os funcionários descansavam.
A suspeita é de que as 12 pessoas tenham sido intoxicadas pelo monóxido de carbono liberado pelo gerador. O equipamento teria sido acionado depois de uma queda de energia na noite anterior ao incidente.
Não foram encontrados sinais de ferimentos nos corpos nem indícios de violência, o que reforça a hipótese de intoxicação. Equipes forenses e peritos criminais estão no local para realizar os procedimentos necessários. Exames periciais foram solicitados para confirmar a causa exata das mortes.
Gudauri é a maior estação de esqui da Geórgia
A estação de esqui de Gudauri, a maior do país, se localiza na face sul da Cordilheira do Grande Cáucaso, na Geórgia, a 120 km ao norte da capital do país, Tbilisi. O resort está situado no município de Kazbegi, a uma altitude de 2,2 mil metros acima do nível do mar — o teleférico mais alto se localiza a 3,2 mil metros.
A distância total das trilhas de esqui é de cerca de 76 quilômetros, composta por 20 pistas para todos os níveis de dificuldade. O clima em é seco e a camada de neve atinge de 1 a 2 metros. Suas encostas estão acima da linha das árvores e são consideradas seguras contra avalanches. A temporada de esqui dura de dezembro a abril.
Fonte: revistaoeste