O deputado turco e vice-presidente do Partido Saadet, Hasan Bitmez, sofreu um ataque cardíaco logo depois de dizer que Israel sofreria com a “ira de Alá”. A fala aconteceu durante um discurso na Grande Assembleia Nacional da Turquia — o equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil, nesta terça-feira, 12.
+ Leia mais notícias sobre Mundo em Oeste
De acordo com a jornalista Karina Michelin, o deputado estava pedindo punições mais severas contra judeus segundos antes de desmaiar. “Israel: você não escapará da ira de Alá”, afirmou Bitmez.
A sessão da assembleia estava sendo transmitida ao vivo pela internet e pela agência de notícias Anka. Nas imagens é possível ver o momento em que o deputado para o discurso e cai no chão. Segundo a Anka, ele bateu a cabeça nos degraus que ficam atrás do púlpito. Depois da queda, Bitmez desmaiou.
O parlamentar tem 53 anos e sofre de diabetes. Ele foi socorrido por colegas e levado ao hospital em estado crítico. Segundo o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, Bitmez está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e corre risco de morte.
????Turquia ????????: O deputado Hasan Bismet que fez um discurso forte contra Israel e disse que os israelenses sofreriam a “ira de Alá” , sofreu um ataque cardíaco segundos após encerrar o discurso.
Source of the video: @visegrad24 pic.twitter.com/RPcOYdrizs— Ivan Kleber (@lordivan22) December 12, 2023
Sessão foi adiada depois de ataque cardíaco de deputado
Depois de o deputado sofrer um ataque cardíaco durante a sessão, o vice-presidente da Grande Assembleia da Turquia, Gülizar Biçer Karaca, interrompeu os trabalhos do plenário. Os deputados discutiam os orçamentos de 2024 para o legislativo e também do Ministério da Justiça do país.
Segundo a Anka, os trabalhos foram adiados para 21 de dezembro. “O deputado Hasan Bitmez adoeceu ao terminar seu discurso e foi internado devido a um problema cardíaco”, disse Karaca ao adiar a sessão. “Uma angiografia foi realizada. Ele está atualmente na UTI.”
Leia também: “Por que a esquerda apoia o massacre terrorista?”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 187 da Revista Oeste
Fonte: revistaoeste