Em suas declarações iniciais durante a reunião ampliada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que ficou muito feliz em ver Lula recuperado da pneumonia. A doença fez com que a viagem pra China fosse brevemente adiada.
Xi disse ainda que a viagem de Lula à China logo após sua recuperação mostra como o presidente brasileiro preza as relações China-Brasil.
+ Brasil assina 15 novos acordos com a China em Pequim
Em suas declarações iniciais durante reunião ampliada com o presidente @LulaOficial, o presidente chinês Xi Jinping afirmou que ficou muito feliz em ver Lula recuperado da pneumonia que fez com que a viagem pra China fosse brevemente adiada (1/2)
— SecomVc (@secomvc) April 14, 2023
“China e Brasil são os maiores países em desenvolvimento e importantes mercados emergentes dos dois hemisférios. Temos altos interesses em comum”, disse o líder de Pequim. “A China trata como estratégicas e de longo alcance as relações entre China e Brasil, e dá lugar de destaque a nossas relações exteriores.”
Ele completou: “O senhor, presidente Lula, é nosso amigo de longa data e presta muita atenção à amizade entre China e Brasil”.
Para Xi, foi com o apoio de Lula que as relações sino-brasileiras foram elevadas ao patamar atual.
“Juntos, damos orientações para a nova era Brasil-China, que beneficiará os povos”, declarou Xi, em sintonia com os comentários anteriores de Lula sobre usar a parceria para “mudar a governança mundial”.
Xi enfatizou, ainda, que o “desenvolvimento de alta qualidade acelera a formação de novo paradigma de desenvolvimento”, o que, para ele, é uma abertura que pode trazer novas oportunidades para China e Brasil, em aparente referência ao investimento nas áreas de energia verde.
Fonte: Veja