Sophia @princesinhamt
Mundo

Cronologia da tentativa de assassinato contra Trump: detalhes e desdobramentos

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Às 18h02 de sábado 13, ao som de God Bless the USA (Deus Abençoe os Estados Unidos), o ex-presidente Donald Trump subiu ao palco no parque de diversões em Butler, Pensilvânia, acenando para a multidão que o aplaudia e fazendo seu discurso habitual de comício sob o sol escaldante do meio do verão no Hemisfério .

Poucos minutos depois, Trump apontou para a projeção de um gráfico que mostrava um aumento nas travessias ilegais da fronteira durante o governo de Joe Biden. “Esse gráfico tem alguns meses”, disse Trump à plateia. “E se vocês quiserem ver algo realmente triste…”.

Foi exatamente nessa frase, às 18h11 (19h11 do horário de Brasília), que os tiros foram disparados — pelo menos cinco. Nesse momento, Trump passou a mão em sua orelha e agentes do Serviço Secreto, de trajes escuros, correram em sua direção. Ele desceu para o chão, enquanto os agentes gritavam: “Abaixe-se!” Os milhares de participantes do comício que se aglomeravam no campo à sua frente se moveram como um só, caindo no chão, enquanto o silêncio se espalhava pela grama, pontuado apenas por um grito ocasional.

Momentos depois, Trump ficou de pé, enquanto os agentes do Serviço Secreto se aglomeravam ao seu redor, cobrindo seu . Eles tentaram levar o ex-presidente para fora do palco, à sua esquerda, enquanto o sangue escorria de sua orelha. “Esperem, esperem, esperem”, disse Trump.

O ex-presidente também perguntou onde estavam seus sapatos. Ao sair, ergueu o punho, enquanto a multidão aplaudia, e disse “Lutem”, antes que os agentes o levassem pelas escadas até um SUV preto que o aguardava.

+

Cidade onde ocorreu a tentativa de assassinato de Trump

Butler é uma cidade de 13 mil habitantes, localizada 53 quilômetros ao norte de Pittsburgh, no oeste da Pensilvânia. É o tipo de área rural do Cinturão da que ajudou a eleger Trump presidente em 2016 e que quase o manteve no cargo em 2020. Trump venceu no condado de Butler por 32 pontos porcentuais de vantagem.

No sábado 13, a grama do campo onde estava o palco foi lentamente coberta por um mar de bonés vermelhos da Make America Great Again (Faça a América Grande Novamente).

Trump chegou ao local às 19 horas e caminhou em direção ao palco, usando seu conhecido boné vermelho, um terno preto, camisa branca desabotoada no pescoço e sem gravata. Ele sorriu e apontou para a multidão que o aplaudia e disse: “Esta é uma grande multidão. Esta é uma grande, grande e bela multidão.”

2024 word1
Donald Trump depois da tentativa de assassinato em Butler, Pensilvânia – 13-7-2024 | Foto: Brendan McDermid/

Depois de citar o nome de David McCormick, o republicano que concorre contra o senador democrata Bob Casey, da Pensilvânia, e prometer trazê-lo ao palco mais tarde no comício, Trump voltou a um de seus temas favoritos. “Temos milhões e milhões de em nosso país que não deveriam estar aqui”, disse ele. “Pessoas perigosas.”

Em seguida, ele direcionou o público para o gráfico projetado de travessias de fronteira. Foi quando os disparos começaram.

O atirador, identificado pelo FBI como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi morto pelo Serviço Secreto logo depois de fazer os disparos. Ao menos cinco tiros foram ouvidos no local, e a arma utilizada foi o fuzil AR-15, posicionada em um telhado a 130 metros do palco.

Informações divulgadas pelos Serviço Secreto indicam que Crooks seria registrado como republicano, mas teria feito doação aos democratas. A motivação para o atentado ainda não está clara.


Redação , com informações da Agência Estado

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.