Você já imaginou poder ter a sua própria casa em um país europeu quase que de graça? Na cidade de Legrad, na Croácia, autoridades locais estão vendendo casas por apenas 13 centavos de euro – equivalente a 70 centavos de real. É mais barato do que um chiclete!
Legrad é uma cidade rural, situada às margens do rio Drava, com praias fluviais e muita área verde para aproveitar. A comunidade, que conta atualmente com apenas 2 mil habitantes, deseja atrair novos residentes para a região e aumentar a população.
Três famílias já se mudaram para lá desde o início do programa e todas receberam um novo membro durante a sua mudança, aumentando o número de crianças na região. E aí, tá a fim de trocar de endereço e viver essa aventura?
Quem pode comprar?
Para comprar uma dessas casas incríveis, existem algumas condições.
Os candidatos devem ter menos de 45 anos, estar em uma parceria matrimonial ou extramatrimonial, não possuir antecedentes criminais e não possuir outras propriedades.
Não há restrições de nacionalidade.
Aqueles casais que tiverem filhos e/ou exerceram profissões que têm carência de mão de obra na região tem preferência na hora das vendas.
Eles já fizeram isso antes
Essa não é a primeira vez que a cidade adota essa estratégia.
Em 2021, eles já haviam vendido casas desocupadas por um preço similar, como forma de chamar a atenção da mídia e de interessados em adotar Legrad como lar.
As casas estavam em vários estados de degradação, por isso, para ajudar, o município disse que pagaria 25 mil kuna (mais ou menos 17 mil reais) pelas reformas necessárias.
Não ficou claro se dessa vez a cidade vai ofertar os mesmos incentivos.
Ler mais notícia boa
Já aconteceu em outras cidades
A Croácia não é pioneira ao adotar essa abordagem para atrair novos moradores para suas cidades que sofrem com baixa população.
Mussomeli, uma cidade na Sicília, Itália, ficou famosa por vender casas deterioradas por 1 euro, o equivalente a cerca de 5,43 reais.
Por que 13 centavos?
Antes, essa política local era conhecida como “ Casas por uma kuna ”.
Mas desde que a Croácia começou a usar o euro como sua moeda, 1 kuna – que é a quantia nominal para o esquema de habitação – agora vale aproximadamente 13 centavos de euro.
É uma pechincha e tanto!
Com informações da Forbes.
Fonte: sonoticiaboa