O influenciador Graham Dinkelman, que criava conteúdo na internet sobre a natureza, morreu depois de ser picado por uma mamba-verde-oriental, espécie de cobra altamente venenosa.
O homem, de 44 anos, passou um mês em coma induzido depois de sofrer um choque anafilático, causado pela mordida do animal. A morte ocorreu no último fim de semana, em data não especificada.
Dingo, como era conhecido, acumulou centenas de milhares de fãs com seus vídeos audaciosos, em que interagia com alguns dos animais mais mortais do mundo. Seus vídeos eram assistidos cerca de 3 milhões de vezes por mês. O YouTuber dizia que seu objetivo era educar e inspirar o público sobre conservação ambiental.
Seus vídeos destacavam os perigos dos animais com os quais lidava e os riscos de ser picado por cobras altamente venenosas. Em vídeos recentes em seu canal no YouTube, Dingo manipulava uma cobra-da-floresta, uma surucucu e uma taipan-do-interior. Ele também costumava cuidar de crocodilos e reintroduzia pangolins e hienas na natureza.
Kirsty, sua mulher, disse em comunicado que Dingo “lutou incrivelmente durante este período difícil” e que o influenciador faleceu “apesar de sua força e resiliência”. Dinkelman, que vivia na , também dirigia programas de reprodução especializados para répteis e anfíbios ameaçados, além de um centro de educação ambiental para crianças.
Em uma entrevista de 2023, ele disse que sua verdadeira vocação era “trazer os animais para a vida das pessoas” e que tinha a missão de alcançar pessoas que nunca tiveram contato com a natureza e a vida selvagem antes. “Podemos alcançar esse objetivo compartilhando o conteúdo certo nessas plataformas de mídia social.”
A popularidade de Dinkelman levou a comparações com o naturalista australiano Steve Irwin, que também ficou famoso por suas interações ousadas com animais perigosos. O apresentador foi morto por uma arraia aos 44 anos, mesma idade de Dingo, enquanto filmava um documentário na Grande Barreira de Corais, em 2006.
Veneno da cobra mamba-verde-oriental é altamente perigoso
Dinkelman foi picado por uma , Dendroaspis angusticeps, espécie de cobra encontrada nas regiões costeiras do leste e sul da África. As mambas vivem em arbustos, árvores e galhos baixos, onde procuram aves, presa comum para essa espécie. Seu tamanho médio é de 1,8 metro, mas pode chegar até 3,7 metros.
As picadas da mamba-verde em humanos são raras, pois o animal verde e brilhante é tímido e rápido em desaparecer na vegetação quando perturbado. No entanto, quando ocorrem, as picadas podem levar à morte.
Os sintomas de envenenamento incluem inchaço imediato na área da mordida, tontura, vertigem e náusea, acompanhados de desidratação, respiração dificultada e dificuldade para engolir. Estes sintomas podem evoluir para arritmia e convulsões, que progridem para paralisia respiratória e desoxigenação do cérebro, o que leva à morte.
Fonte: revistaoeste