Após 15 anos de última greve que impactou diversos filmes e séries em Hollywood, a Associação de escritores da América, também conhecido como sindicato dos roteiristas nos Estados Unidos, anunciou outra paralisação. A chamada para a greve ocorreu após seis semanas de negociação com Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), responsável por representar os estúdios como Netflix, Amazon, Disney, Apple e Sony.
A associação pediu, por exemplo, garantia mínima de emprego durante uma temporada, que dura de 10 a 52 semanas. A reivindicação não foi atendida e os estúdios e serviços de streaming se recusaram a pagar uma “taxa diária” aos escritores.
Os roteiristas também exigem um aumento de salários, garantia de estabilidade e o maior participação nos lucros das produções por streaming.
Em comunicado, Associação de Escritores da América afirmou que “iniciou este processo com a intenção de fazer um acordo justo, mas as respostas dos estúdios foram totalmente insuficientes”.
The Board of Directors of the @WGAwest and the Council of the @WGAeast, acting upon the authority granted to them by their memberships, have voted unanimously to call a strike, effective 12:01 AM, Tuesday, May 2.
— Writers Guild of America West (@WGAWest) May 2, 2023
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
O Brasil está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja