Os cientistas David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper ganharam o Prêmio Nobel de Química de 2024. O anúncio foi feito pela nesta quarta-feira, 9.
Os três vão dividir o prêmio de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões, na cotação atual).
Baker e Jumper são norte-americanos. Já Hassabis, que colaborou na fundação da empresa que se tornaria o Google DeepMind, é britânico.
Os cientistas foram premiados por decifrar os segredos das proteínas (moléculas fundamentais para as nossas células e para a vida) por meio da inteligência artificial (IA) e da computação.
Na última terça, 8, o Nobel de Física também homenageou estudos sobre aprendizado de máquina e redes neurais artificiais. Essas pesquisas são essenciais para o desenvolvimento da IA.
“Os químicos há muito sonham em entender e dominar completamente as ferramentas químicas da vida – as proteínas”, disse o comitê do Prêmio Nobel, em comunicado. “E esse sonho agora está ao nosso alcance.”
Hassabis e Jumper utilizaram a inteligência artificial para mapear praticamente todas as estruturas de proteínas que já são conhecidas pela ciência. Enquanto isso, Baker conseguiu criar proteínas inéditas.
“As implicações dessas descobertas são enormes”, acrescentou o comitê.
Em 2023, três cientistas ganharam o Prêmio Nobel de Química por descobrir pontos quânticos — nanopartículas tão pequenas cujo tamanho determina as propriedades.
Desde 1901, mais de cem prêmios do tipo foram concedidos. A distinção científica só ficou de fora em oito ocasiões: em 1916, 1917, 1919, 1924, 1933, 1940, 1941 e 1942.
Ao todo, 194 pessoas já foram homenageadas com o Nobel de Química entre 1901 e 2023.
Prêmio Nobel 2024
O Prêmio Nobel em Medicina foi o primeiro a ser anunciado, nesta segunda-feira, 7. A de Física foi divulgada no dia seguinte.
Os prêmios em Literatura e Paz vão ser anunciados ainda nesta semana; já a láurea em economia sairá próxima segunda, 14. Veja o cronograma:
- Medicina: segunda-feira, 7 de outubro
- Física: terça-feira, 8 de outubro
- Química: quarta-feira, 9 de outubro
- Literatura: quinta-feira, 10 de outubro
- Paz: sexta-feira, 11 de outubro
- Economia: segunda-feira, 14 de outubro
Fonte: revistaoeste