Pesquisadores encontraram um vulcão subaquático que expele lama e metano, a cerca de 130 quilômetros ao sul da Ilha Bear da Noruega, no Oceano Ártico. Segundo os cientistas, ele surgiu há 18 mil anos. A descoberta foi anunciada no portal de notícias da Universidade Ártica da Noruega, em 9 de maio.
Batizada de Vulcão Borealis Mud, a estrutura geológica é formada em virtude da expulsão de fluido lamacento e gás, predominantemente metano. O vulcão tem 7 metros (m) de diâmetro e 2,5 m de altura. Em 7 de maio, os cientistas usaram um rover controlado remotamente para capturar imagens do fenômeno.
Como é o local onde o vulcão subaquático está
O vulcão está localizado em uma cratera com 300 m de largura e 25 m de profundidade. O buraco fica a 400 metros abaixo da superfície do mar e, provavelmente, se formou a partir de uma erupção repentina e maciça de metano.
“Ver uma erupção subaquática em tempo real me lembra como nosso planeta está ‘vivo’”, explicou a professora de geologia Giuliana Panieri, da Universidade Ártica da Noruega e líder da expedição.
Conforme os cientistas, as regiões laterais do vulcão estão repletas de vida animal, entre elas, anêmonas, esponjas, corais, estrelas do mar e crustáceos.
Fonte: revistaoeste