O governo da cidade de Balen, na Bélgica, anunciou nesta terça-feira, 27, que irá começar a dar bebidas alcoólicas grátis para jovens que chegarem sóbrios às festas noturnas, em uma tentativa de diminuir o consumo excessivo de álcool.
+ Protesto de 70.000 pessoas paralisa Bruxelas contra alta no custo de vida
Chamada de Sobercoin (moeda da sobriedade, em português), ela funciona como um cupom que garante cerveja de graça em boates e locais de entretenimento. Um dos fundadores do projeto, Jonas Willems, disse que no passado muitos problemas surgiram de jovens que arrumavam problemas nas noites belgas por excesso de bebidas de baixa qualidade.
“Muitos jovens bebem muito antes mesmo de a festa começar”, disse o morador da cidade Wim Wouters, ao jornal local Gazet Van Antwerpen. De acordo com dados do Centro Flamengo para Álcool e Drogas Ilegais, coletados a pedido do governo municipal, cerca de 80% dos jovens bebem antes de sair para uma festa.
De acordo com o governo, a proposta prevê que, além de estimular as pessoas a chegarem sóbrias nas festas – evitando acidentes de trânsito e brigas –, a Sobercoin também pretende iniciar um diálogo sobre o consumo excessivo de álcool entre os mais jovens, de modo que o objetivo do projeto não é iniciar uma guerra ao consumo, mas sim estimulá-lo a uma maneira consciente. f
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja