A China iniciou, neste sábado, 8, exercícios militares que devem durar 3 dias nos arredores de Taiwan, segundo informou o porta-voz militar Shi Yi. O objetivo do treinamento seria “alertar contra o conluio e provocação das forças separatistas da independência de Taiwan” — em clara alusão ao exercícios promovidos pelos Estados Unidos recentemente.
Desde o início dos exercícios chineses, o Ministério da Defesa de Taiwan informou que 13 aeronaves e 6 navios do país vizinho cruzaram a linha central do Estreito da ilha autogovernada. O órgão enfatizou que realiza a defesa da área com aeronaves, navios e sistemas de mísseis montados em terra para monitorar os movimentos do exército chinês.
A movimentação da China acontece depois que o Ministério das Relações Exteriores do país declarou que tomaria “medidas resolutas e contundentes” a respeito da reunião dos Estados Unidos com Taiwan. O encontro realizado durante a semana, na ocasião, o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, recebeu a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen.
A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da china, Mao Ning, afirmou que há um “conluio” entre Washington e Taiwan para que os separatistas das forças de independência se envolvam em atividades políticas dos Estados Unidos.
Ning disse que “onde quer que os militares dos EUA vão, o que eles deixam para trás é uma confusão cheia de turbulência, divisão e cicatrizes” e sugeriu que a expansão militar norte-americana pode trazer “consequências graves e incontroláveis”.
Na terça-feira 4, a China comunicou McCarthy para não “repetir os erros desastrosos do passado” ao se encontrar com Tsai Ing-wen. A declaração fez referência à visita da então presidente da Câmara, Nancy Pelosi, a Taipei em agosto de 2022. Na época, a ditadura comunista se disse contra a ida da congressista à ilha.
Durante o dia, o exército chines divulgou imagens do início dos exercícios militares.
#PLA deployment for ongoing patrols and #drills around #Taiwan island:
-Army: long-range rocket artilleries
-Navy: destroyers, frigates, missile boats
-Air Force: fighters, bombers, electronic warfare aircraft, aerial tankers
-Rocket Force: conventional missiles pic.twitter.com/Ll8iP4t13a— Global Times (@globaltimesnews) April 8, 2023
Fonte: revistaoeste