Atual vice do presidente Joe Biden, Kamala Harris já conseguiu cerca de meio bilhão de dólares para gastar na corrida pelo governo dos . E os eleitores da Califórnia lideram a arrecadação, conforme mostram os dados oficiais.
De acordo com a , a Califórnia responde por cerca de 13% do valor disponível para a campanha de Kamala Harris até o momento. Nova York aparece na segunda posição, com 6,3%. O terceiro lugar é de Massachusetts: 3,5%. Na sequência do top 5 aparecem Texas e Flórida praticamente empatados em pouco mais de 3% das doações registradas.
Dinheiro privado
Ao contrário do que acontece no Brasil, as campanhas presidenciais dos EUA precisam de fundos privados para sobreviver. Nas eleições brasileiras predominam . Na disputa norte-americana, as doações voluntárias de cidadãos e empresas são a principal fonte dos recursos.
A maior doadora de Kamala Harris
De acordo com as informações oficiais, a maior doadora para o Partido Democrata em 2024 até o momento é Cindy Simon-Skjodt. Ela é mulher de Paul Skjod, ex-jogador de hóquei que mora em Indiana. A cifra fechou em US$ 1 milhão. O recurso entrou nas contas controladas pela legenda de Kamala em 10 de maio de 2024, nas primárias — quando Biden ainda seria candidato à reeleição para a Casa Branca.
Fonte: revistaoeste