O novo ano chegou e promete ser um dos mais agitados para quem curte astronomia. Veja agora o calendário astronômico para 2024. Vai ter evento logo na primeira semana de janeiro!
A lista é grande e um dos eventos mais aguardados é a passagem do 12P/Pons-Brooks, mais conhecido como o “cometa do Diabo”. O astro tem próximo de 29 quilômetros de diâmetro e é descrito pelos especialistas como um “vulcão frio” e ejeta gelo e gás que formam uma cauda em formato de chifres.
A observação do 12P fica cada vez mais visível à medida que ele se aproxima do Sol. O ápice está previsto para o dia 21 de abril de 2024. Haverá também Eclipse lunar em março, chuva de meteoros em janeiro e muito mais. Veja abaixo!
“Cometa do Diabo”
A rocha espacial ficará mais próxima à Terra, mas longe o suficiente para não representar risco aos humanos, ok?
O 12P/Pons-Brooks se desloca em direção ao Sol em uma velocidade de 20 km por segundo e a medida que se aproxima da essa velocidade pode subir para 160 mil km/h.
Depois de 2024, o próximo encontro entre os dois deve acontecer só em 2095.
Não vai perder a oportunidade, né?
Eclipse Lunar Penumbral
Já em março, o ano terá seu primeiro eclipse lunar penumbral.
O eclipse lunar penumbral se caracteriza pela Lua ficar completamente imersa no cone da penumbra da Terra, ou seja, a parte mais clara.
O evento poderá ser visto de todo o continente americano, bem como do oeste africano e grande parte da Austrália e oeste da Europa.
Eclipse solar total
Em abril, mais um grande evento para amantes da astronomia, desta vez um eclipse solar.
O evento poderá ser visto apenas nos Estados Unidos, Canadá e México.
Eclipse Lunar Parcial
Já em setembro, entre os dias 17 e 18, um eclipse lunar parcial poderá ser visto na América do Norte, do Sul, Europa, Ásia Ocidental e África.
O pico está previsto para 23h44 e quando uma parte da Lua entrar na sombra da Terra, será possível ver parte da silhueta do nosso planeta.
Eclipse Solar Anular
Finalmente, no dia 2 de outubro de 2024, a Lua vai passar entre a Terra e o Sol, formando um eclipse solar anular.
O fenômeno será visível apenas da Argentina e do Chile, mas a América do Sul também terá uma “visão parcial do evento”.
Leia mais notícia boa
Superluas
A Lua também vai proporcionar grandes eventos em 2024.
As superluas ocorrem quando o satélite está na sua fase cheia e no ponto da órbita mais próximo da Terra.
Em 2024, duas datas estão previstas: 18 de setembro e 17 de outubro.
O dia 18 também será marcado pela “Lua da Colheita”. O fenômeno tem esse nome porque seu reflexo da luz ajudava os agricultores a trabalhar até tarde da noite.
Chuvas de meteoros
Agora se você é daqueles que adora ver uma chuva de meteoros em um céu estrelado, anota no calendário todas as datas do próximo ano!
Com informações de O Globo.
Fonte: sonoticiaboa