A segurança de banhistas de uma praia espanhola é feita por cães treinados em resgate. Os salva-vidas são das raças labradores e terra nova e estão sempre de olho nos visitantes.
Eles atuam na praia de Levante, em Málaga, na Espanha, destino muito procurado por turistas durante o verão, quando aumenta o risco de afogamento.
Com coletes salva-vidas especiais, os cães patrulham toda a praia ao lado de treinadores. Eles sentem as correntes marítimas perigosas e afastam os banhistas do local. Mais que isso: a resistência e a força desses animais superam a da maioria dos humanos.
Labradores e Terra Nova
O time de resgate é formado, principalmente, por cães Terra Nova e Labradores.
Os Terra Nova são capazes de nadar 5,6 km sem cansar. A força desses animais é tão grande que eles conseguem rebocar botes salva-vidas que pesam até três toneladas ou transportam seis pessoas.
Já os labradores são conhecidos pelo ótimo olfato, que ajuda na hora de localizar pessoas desaparecidas.
Leia mais notícia boa
Sentem as correntes marítimas
Os cãezinhos também cumprem um papel fundamental: detectar correntes que humanos não conseguem prever.
Quando entram na água, eles não saem necessariamente pelo mesmo local por onde entraram.
Se os cachorrinhos perceberem que a corrente está puxando, eles se deixam levar pela água para que não fiquem tão cansados.
“Isso é muito extraordinário. É por isso que às vezes nós vemos um cachorrinho na água nadando em círculos. Não é que eles estão perdidos, é que eles estão procurando a melhor corrente para sair da água”, disse o treinador em entrevista à REUTERS.
Salva-vidas de 4 patas
Os bichinhos passam por um rigoroso treinamento que envolve natação e força.
Tudo é acompanhado de perto pelos salva-vidas humanos.
Para Miguel Sanchez, instrutor de treino de resgate para animais, os cachorros adicionam um nível a mais de segurança para os banhistas.
Olha um dos cachorros durante treinamento na água:
Fonte: sonoticiaboa