Diplomatas do Marrocos e da Argélia se envolveram em uma briga durante a Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (Ticad), no Japão, na última sexta-feira, 23.
O incidente ocorreu devido ao conflito entre os dois países em relação a uma área disputada pelos marroquinos e pela República de Saaraui, que conta com o apoio da Argélia, no Saara Ocidental.
⚡️#LoMásLeído | Escándalo perpetrado hoy por Marruecos en una cumbre
– Un miembro de la delegación de #Marruecos ante la UA intenta robar el letrero que identifica a la delegación diplomática de la República Saharaui 🇪🇭, pero un funcionario argelino se le echa encima y lo… pic.twitter.com/s3PtdlWk7s
— ECSaharaui (@ECSaharaui__) August 23, 2024
A briga
🔴 ÚLTIMA HORA
Durante la reunión preparatoria de la Cumbre #TICAD en Tokio, Japón, la delegación diplomática de Marruecos en la Unión Africana ha agredido al embajador de la República Saharaui (RASD) en Etiopía.
Video:@ECSaharaui__ pic.twitter.com/RvzSbxzzfR
— Héctor Bujari Santorum 🇪🇭 (@HectorSantorum) August 23, 2024
O estopim do confronto foi em razão da colocação de uma placa com o nome da República do Saaraui, em uma mesa de negociação. De acordo com informações locais, a embaixadora da República de Saaraui na União Africana, Lamine Baali, foi a responsável pela sinalização. Ela participava do evento com um passaporte diplomático fornecido pela Argélia.
Quando um representante marroquino tentou remover a placa da mesa, um diplomata argelino interveio. O resultado foi uma luta física entre os dois. A briga só foi interrompida depois da intervenção de outros diplomatas presentes, que conseguiram separar os envolvidos na confusão.
A situação destacou as tensões contínuas entre Argélia e Marrocos sobre a questão do Saara Ocidental e mostrou as dificuldades em se alcançar um consenso pacífico na região. O incidente dividiu as redes sociais.
“Um diplomata marroquino atacou fisicamente um diplomata saaraui durante uma reunião da conferência internacional de Tóquio sobre o desenvolvimento africano”, escreveu um usuário do Twitter/X, que compartilhou as imagens na rede social. “Marrocos opõe-se à presença da República de Saaraui”.
Fonte: revistaoeste