Sophia @princesinhamt
Mundo

Brasileiro de apenas 16 anos conquista medalha de prata na Olimpíada de Matemática nos Estados Unidos

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um estudante brasileiro de 16 anos foi premiado com a medalha de prata na Olimpíada Copernicus de Matemática, em Nova Iorque (EUA). Ao todo, o adolescente já ganhou 20 medalhas, fera demais, né?

Gabriel Barbosa é paraense, estuda em uma escola particular de Belém e é um craque quando o assunto é matemática.

Para participar da etapa internacional, o adolescente teve que primeiro, ganhar medalha  na etapa nacional, o que deixou a família super orgulhosa.

Paixão pelas exatas

O interesse pela área de exatas vem de família, os pais, são da área de Tecnologia da Informação.

Ana Carolina Barbosa, de 39 anos, mãe de Gabriel, disse que o adolescente é muito estudioso e se tornou destaque na escola onde estuda.

“Ele sempre gostou de matemática. Acho que puxou um pouquinho dessa paixão por ciências exatas. Na escola é um excelente aluno e vem ganhando espaço cada vez mais nas olimpíadas de conhecimento deste ano. Ele estuda muito todos os anos”, disse a mãe.

A competição

A 4° Olimpíada Copernicus de Matemática teve como sede a Universidade de Columbia. A prova foi realizada no último dia 11, e o resultado saiu no dia seguinte.

Gabriel teve que dar duro para faturar a medalha para casa, ao todo, mais de 500 estudantes de todo o mundo disputaram a competição.

Leia mais notícia boa

Família acompanhou

A família do brasileiro que foi medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática, acompanhou tudo por uma live do Instagram aberta pelo professor do estudante.

No momento do anúncio, a emoção tomou conta.

“Foi uma emoção enorme para mim e para o pai. Estávamos assistindo a live no Instagram que um professor estava transmitindo. Quando falaram o nome dele, gritamos, pulamos, foi muita emoção”, disse Ana Carolina.

O garoto tem parentes em pelo menos quatro estados do país. Todos estavam ligadíssimos na olimpiada.

“Os familiares acompanharam de Minas Gerais, Sergipe, Acre e no Pará, todos muito emocionados com a conquista merecida dele”, explicou a mãe.

Sonho

Gabriel é jovem e tem um futuro brilhante pela frente.

Professores e a coordenação da escola, onde ele estuda, elogiaram bastante a dedicação dele aos estudos.

Quanto ao curso superior que quer seguir, Gabriel já sabe, e tem até o local.

“O sonho dele é fazer Ciência da Computação na The University of British Columbia, no Canadá”, afirmou a mãe.

A dedicação do garoto já rendeu vários prêmios, só esse ano Gabriel foi medalha de bronze na Singapore e Asian Schools Math Olympiad; medalha de bronze na Copernicus Olympiad Mathematics; medalha de bronze em grupo na segunda Olimpíada Nacional em História do brasil e bronze na American mathematics Olympiad.

Gabriel já tem mais de 20 medalhas em competições escolares. Orgulho! Foto: Reprodução/Arquivo pessoal.

Gabriel já tem mais de 20 medalhas em competições escolares. Orgulho! Foto: Reprodução/Arquivo pessoal.

Com informações de O Liberal

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.