Sophia @princesinhamt
Mundo

Boxeador cubano vence campeonato mundial e abandona país, gerando polêmica no mundo do boxe

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Yoenlis Hernández, boxeador cubano de 25 anos, desertou depois de se tornar campeão mundial na categoria até 75 quilos. A competição ocorreu em Tashkent, no Uzbequistão.

O atleta deixou sua equipe e se recusou a voltar para Cuba. Na terça-feira 16, a associação regional do esporte informou a deserção do boxeador cubano.

publicidade

“Durante o retorno à pátria, em uma escala no Panamá, o bicampeão mundial se recusou a continuar a viagem a Havana, o que implica sua ruptura com a nacional”, informou um comunicado da Federação Cubana de Boxe. O órgão do país comunista ainda declarou que a atitude do atleta é uma “indisciplina grave”.

A luta que deu a ele o segundo título mundial ocorreu no sábado 13. No combate, o atleta de Cuba venceu o boxeador brasileiro Wanderley Pereira, que ficou com a prata.

YouTube videoYouTube video

“Cresci como atleta, incorporando mais recursos e aproveitando a experiência acumulada desde que cheguei à seleção nacional”, declarou Hernández à imprensa local, depois da vitória no Usbequistão.

A ditadura cubana

Cuba é comandada por uma ditadura comunista há mais de seis écadas. O regime teve início quando Fidel Castro tomou o poder, em 1959. Ele permaneceu no comando do país até 2008, quando o ditador deu lugar a seu irmão .

O irmão de Fidel deixou o comando do sistema apenas em 2018. Atualmente, Miguel Díaz-Canel dá sequência ao regime implantado pela família Castro.

O regime resultou em crises econômicas, fazendo com que muitos de seus moradores abandonassem a ilha. No esporte de alto rendimento, a deserção do boxeador cubano não é uma novidade.

Boxeador não é o único atleta cubano a desertar

Uma centena de atletas de elite deixou a ilha nos últimos anos. De acordo com o jornal O Globo, a inclui campeões olímpicos e mundiais, como o lutador Ismael Borrero, o canoísta Fernando Dayán, a lançadora de disco Yaimé Pérez e o boxeador Andy Cruz.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.