Sophia @princesinhamt
Mundo

Ativistas da esquerda brasileira na Europa pressionam governo Lula por mais apoio

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Brasileiros de coletivos de esquerda que moram em Portugal e outros países da Europa, como Espanha, Irlanda e França, apresentaram neste domingo, 23, uma série de reivindicações da dita diáspora brasileira a ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre as cobranças, pediram apoio a cidadãos brasileiros vítimas de xenofobia ou em situação de vulnerabilidade social no exterior. 

O núcleo o PT em Portugal organizou o encontro, que juntou cerca de 40 organizações de brasileiros na Europa com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Luiz de Almeida, e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, que estão em Lisboa como parte da comitiva presidencial.

Segundo Macedo, o encontro deve resultar em uma “correção de rumos” em relação os serviços consulares e das embaixadas. “Recebemos uma série de sugestões. Vamos fazer um relatório para o embaixador Mauro Vieira (atual chanceler) e dar ciência ao presidente Lula”, afirmou. Entre as demandas, há questão como mudança de horário de atendimento e canais para denúncias de xenofobia e racismo. Embora sem medidas efetivas anunciadas, o ministro disse que a reunião demonstra a vontade da atual gestão em ouvir a população brasileira. “Marca um momento novo de dialogo”, disse.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.