Grupo do Whatsapp Cuiabá
Mundo

Ativistas ambientais causam danos em lojas de luxo em Roma.

2024 word2

Na manhã desta , 16, militantes ambientalistas do grupo Última Geração vandalizaram com tinta laranja as fachadas de lojas de luxo na via Condotti, no centro de . Os militantes são conhecidos por suas manifestações em frente a obras de arte e monumentos em várias partes da Itália.

De acordo com o portal UOL, a polícia interveio rapidamente, prendeu pelo menos 13 manifestantes e os levou à delegacia. Esses ativistas fazem parte da campanha do de Reparação do Última Geração, que tem intensificado seus protestos nos últimos meses. O protesto ocorreu por volta das 11h, no local.

A ministra das Deficiências da Itália, Alessandra Locatelli, manifestou sua indignação com os eventos em uma publicação no Facebook. “Acredito que estes são atos de vandalismo e não formas de protesto civil”, afirmou.

Ativistas fazem vandalismo em obras de arte na Itália

O Última Geração é conhecido por seus atos de vandalismo. Em um dos protestos, os ativistas lançaram lama na fachada da Basílica de San Marco, em Veneza, e tingiram de preto a água da fonte de Barcaccia, em Roma.

Em outra ocasião, cobriram o quadro O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, nas Gallerie degli Uffizi, em Florença, com imagens das enchentes que devastaram algumas cidades da Toscana. A tragédia resultou em oito mortes em novembro do ano anterior.

O grupo Última Geração atua na Itália desde dezembro de 2021. Eles fazem protestos em defesa do meio ambiente, com práticas de vandalismo em obras famosas. “Queremos sensibilizar o mundo da arte para o fato de que há uma crise climática e social em curso e que, se não agirmos rapidamente, será irreversível”, informou o grupo à revista Veja.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.