Em entrevista coletiva no fim da tarde deste domingo, 15, responsáveis pelo FBI e pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos disseram que o atirador estava a cerca de 350 a 400 metros de Donald Trump.
“Com um rifle e uma luneta como essa, não é uma distância longa”, disse disse o xerife do Condado de Palm Beach, Ric Bradshaw. O atirador estava com um rifle estilo AK com uma mira, duas mochilas e uma câmera portátil GoPro, o que sugere que ele pretendia se filmar ao executar o atentado.
O ex-presidente e candidato republicano à Presidência dos EUA estava jogando no clube de golfe em West Palm Beach, flórida, quando foi vítima de uma segunda tentativa de assassinato.
As autoridades tratam o caso como um novo atentado, depois de Trump ter sido atingido em um comício em 13 de junho, na Pensilvânia. O atirador foi preso, mas ainda não deu declarações sobre a motivação para o crime.
O Trump International Golf Club West Palm Beach fica a cerca de 8 km da residência do antigo presidente, mar-a-Lago.
O tiroteio em Palm Beach acontece em um momento tenso para o Serviço Secreto, que está enfrentando questionamentos sobre como falhou em impedir uma tentativa de assassinato contra Trump em 13 de julho em um comício na Pensilvânia , onde o ex-presidente foi baleado e ferido no ouvido.
+
O atentado contra Trump em julho
Há cerca de dois meses, Trump foi baleado durante uma tentativa de assassinato em um comício na Pensilvânia, e uma bala passou de raspão em sua orelha. O atirador foi identificado pelo FBI como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. Ele tinha pesquisado na internet informações sobre Trump e tinha fotos dele salvas em seu celular, de acordo com legisladores e outras pessoas ligadas à investigação.
Crooks trabalhava em uma casa de repouso em Bethel Park, na Pensilvânia, e visitou o local de comício de Trump na semana anterior ao atentado. Autoridades afirmam que o atirador disparou um rifle estilo AR contra Trump de um telhado fora do perímetro de segurança do comício, matando uma pessoa na multidão e ferindo gravemente outras.
Casa Branca foi informada sobre tiros perto da casa de Trump
A Casa Branca disse que o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata à presidência, foram informados sobre os tiros perto da casa de Trump e serão mantidos atualizados sobre a investigação. A Casa Branca acrescentou que estava “aliviada” por saber que Trump estava a salvo.
Fonte: revistaoeste