O grupo terrorista do disparou dois mísseis balísticos na direção de um navio de guerra dos no mar Vermelho, nesta segunda-feira, 27.
Os projéteis caíram a cerca de 18,5 quilômetros do destróier USS Mason. Foi o incidente mais sério envolvendo um navio norte-americano enviado para a região para evitar que o Irã e seus aliados, como os houthis e o Hezbollah do Líbano, entrem na guerra entre Israel e Hamas.
+ Leia as últimas notícias do Mundo no site da Revista Oeste
O navio norte-americano havia atendido o pedido de socorro de um navio-tanque de bandeira liberiana que, de acordo com a imprensa de Israel, pertence a um empresário do país.
A embarcação transportava ácido fosfórico e tinha uma tripulação de 22 homens. O navio ia para o mar da Arábia, quando foi abordado por cinco piratas armados em um bote.
O Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos informou que a embarcação emitiu 59 pedidos para rês navios chineses, que fazem parte de uma força-tarefa multinacional contra pirataria na região, sem sucesso.
On Nov. 26, the USS MASON (DDG 87), with allied ships from our coalition counter-piracy task force (TF 151), and associated aircraft responded to a distress call from the M/V CENTRAL PARK, a commercial vessel, that they were under attack by an unknown entity. Upon arrival,… pic.twitter.com/ASmM3b0xrf
— U.S. Central Command (@CENTCOM) November 27, 2023
A chegada do destróier fez com que os piratas, identificados como somalis, fugissem na noite do domingo 26. Eles foram capturados e presos pelos norte-americanos.
Pouco depois, o navio de guerra foi alvo dos ataques a mísseis lançados pelos houthis.
Ações dos houthis na guerra
Os terroristas dos houthis declararam ter entrado na guerra ao lado do Hamas. O grupo tem utilizado seu arsenal de drones e mísseis de origem iraniana contra Israel.
Os houthis travam uma guerra civil contra o governo do Iêmen desde 2014. A região do país controladas por eles fica a 1,5 mil quilômetros de Israel. Os terroristas têm atacado Eilat, a cidade mais importante no sul israelense.
Duas vezes, navios de guerra dos Estados Unidos no mar Vermelho abateram mísseis e drones houthis direcionados a Israel. Nenhum ataque dos terroristas tiveram como alvo um navio norte-americano até então.
Fonte: revistaoeste