Um foguete lançado, segundo o governo israelense, pelo grupo terrorista Hezbollah, neste sábado, 27, atingiu um campo de futebol em Majdal Shams, vilarejo druso em Israel, causando a morte de pelos menos 10 pessoas, a maioria crianças.
Mais de 34 pessoas ficaram feridas e foram levadas para hospitais por equipes do Magen David Adom e helicópteros das Forças de Defesa de Israel (FDI). Em paralelo, terroristas abriram fogo contra um posto militar das FDI nos arredores de Nablus, Cisjordânia, ferindo levemente um soldado, segundo relatos da mídia israelense.
O governo israelense culpou o Hezbollah por mais este ataque e afirmou que prepara uma resposta. O ministro do Exterior, Israel Katz disse ao portal Axios que Israel está à beira de uma “guerra total” contra o Hezbollah e o Líbano. Há meses o grupo terrorista tem lançado projéteis na região, o que obrigou o deslocamento de mais de 100 mil pessoas.
O campo de futebol está localizado próximo a um playground, levando as autoridades a instruir os moradores de várias localidades na Galileia do Norte a permanecerem próximos a abrigos.
Os drusos compõem uma comunidade autônoma que segue uma religião próxima do Islã e fala o idioma árabe.
“Este ataque mostra a verdadeira face do Hezbollah, uma organização terrorista que tem como alvo e mata crianças que jogam futebol em uma noite de sábado”, afirmou o porta-voz das FDI, o contra-almirante Daniel Hagari.
Armas sem precisão
Para a especialista em inteligência, Sarit Zehavi, dirigente da entidade Alma Research, está claro que o Hezbollah tem realizado ataques que não se restringem a alvos militares. Ela afirmou que o Hezbollah assumiu a autoria dos ataques deste sábado.
“O Hezbollah tem lançado mísseis sem precisão, e isso que ocorreu neste sábado não é surpreendente”, afirmou ela. “Essas armas teoricamente são lançadas em bases militares, mas elas vão cair nas comunidades próximas. O Hezbollah ele escolheu, de novo e de novo, durante esta guerra, lançar armas sem precisão contra sem se preocupar com o destino delas.”
Segundo ela, o Hezbollah já planeja culpar Israel pelo incidente, com o argumento de que foram os próprios projéteis lançados pelo Domo de Ferro, sistema de defesa israelense, que causaram as explosões.
“O Hezbollah parece assustado com a repercussão e já está denunciando que foi o Domo de Ferro o causador dos danos” relata a especialista. “Mas isso é impossível, o Domo não não causa nenhuma explosão, porque eles explodem no ar. Eles neutralizam os mísseis e causam zero dano, já vimos a ação do sistema várias vezes aqui na nossa região.”
Fonte: revistaoeste