Um ataque da Rússia com um foguete matou pelo menos duas pessoas em um hospital na cidade de Dnipro, no leste da Ucrânia, segundo autoridades. Outras 23 pessoas ficaram feridas, incluindo crianças.
Dos feridos, 21 estão hospitalizados e três em estado grave. O governador regional, Serhiy Lysak, informou que dois meninos de 3 e 6 anos cada também estavam entre as vítimas.
A rocket attack on a polyclinic in the city of Dnipro.
As of now, one person has died and 15 have been injured.
#RussiaisATerroistState pic.twitter.com/3AucXIgDea
— Igor Lachenkov (@igorlachenkov) May 26, 2023
+ EUA indicam que ucranianos podem ter lançado ataque de drones ao Kremlin
De acordo com a Suspilne, a emissora estatal da Ucrânia, outras quatro pessoas estão desaparecidas após o ataque.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, postou um vídeo do hospital destruído, mostrando bombeiros no local e fumaça saindo do prédio.
“Os terroristas russos mais uma vez confirmam seu status de combatentes contra tudo que é humano e honesto”, disse ele.
+ Moscou e Minsk fecham acordo para posicionar armas nucleares em Belarus
Mais cedo, Lysak disse que a região sofreu um “ataque em massa… com mísseis e drones” na virada de quinta-feira 25 para esta sexta-feira. Autoridades ucranianas afirmaram que derrubaram 17 mísseis e 31 drones lançados da Rússia durante a noite, mas vários atingiram Dnipro e a cidade de Kharkiv, incluindo um depósito de petróleo.
As principais diferenças entre foguetes e mísseis são que os foguetes movidos por motores e não são guiados, enquanto os mísseis são guiados e podem ser movidos por outros tipos de sistemas de propulsão.
A capital da Ucrânia, Kiev, também foi alvo de ataques e autoridades disseram que fragmentos de drones interceptados caíram no telhado de um shopping center, enquanto uma casa e vários carros foram danificados.
+ OMS condena guerra na Ucrânia e Brasil se abstém
Os ataques russos na Ucrânia se intensificaram nas últimas semanas, antecipando uma esperada contra-ofensiva ucraniana.
Também nesta sexta-feira, uma explosão danificou um prédio residencial e comercial na cidade de Krasnodar, no sul da Crimeia, controlada pela Rússia.
O governador da região, Veniamin Kondratyev, disse que foi o incidente foi causado por dois drones ucranianos: “Há alguns danos aos edifícios, mas a infraestrutura não foi danificada. E, o mais importante, não houve vítimas”.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
O Brasil está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja