Com o uso de lasers, arqueólogos encontraram as ruínas de uma fortaleza do século 5, cercada por uma grande muralha defensiva, em uma floresta no noroeste Espanha. O estudo foi publicado na plataforma Research Gate, em dezembro de 2022.
Os pesquisadores descobriram o forte por meio de uma tecnologia óptica de detecção remota. O equipamento mede as propriedades da luz refletida de um objeto para obter sua distância.
Sobre a fortaleza descoberta pelos arqueólogos
Segundo os arqueólogos, a fortaleza medieval cobria cerca de 10 hectares, tinha 30 torres e um muro defensivo de 1,2 quilômetro (km) de comprimento. A fortificação está em Castro Valente, no distrito de Padrón, em Galiza, 16 km a sudoeste da cidade de Santiago de Compostela.
De acordo com o autor do estudo, Mário Fernández-Pereiro, arqueólogo do Colégio Universitário de Londres, em entrevista ao site Lives Science, a fortaleza pode ter sido construída sobre uma estrutura da primeira metade do século 5 d.C., provavelmente na Idade do Ferro (1200 a.C-550 a.C.), para defender a região de invasores germânicos, depois do fim do controle romano da região.
Fonte: revistaoeste