O governo da Ucrânia afirmou neste domingo, 11, que recuperou dois territórios no leste do país. As áreas na região de Donetsk estavam sob domínio de tropas da Rússia.
A retomada do controle dos territórios foi confirmada pelo Ministério da Defesa ucraniano, informa o site Poder360. Em meio a prédios destruídos nas regiões, soldados hastearam a bandeira da Ucrânia nos locais reconquistados.
Segundo o Ministério da Defesa do país do leste europeu, a retomada do território de Blahodatne se deu graças ao trabalho da 68ª Brigada. Já a área da vila Neskuchne foi retomada por meio de ação liderada pela 129ª Brigada de Defesa Territorial.
As reconquistas foram comemoradas pelo ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko. “Glória aos heróis”, afirmou ele, em publicação no Twitter.
Neste domingo, o governo ucraniano também confirmou que, depois de “complexas negociações”, 95 militares do país foram liberados. Eles haviam sido capturados por tropas russas.
A guerra e o leste da Ucrânia
A região de Donetsk é uma das frentes de batalha entre ucranianos e russos. Pertencente à Ucrânia, a área foi invadida por tropas de Moscou no início da guerra deflagrada a mando do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em fevereiro de 2022. Depois da invasão, a Rússia reconheceu a região como um país independente — a chamada República Popular de Donetsk.
Além da Rússia, apenas Coreia do Norte e Síria reconhecem a alegada soberania da República Popular de Donestsk.