O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que o governo de Israel errou e será punido pelo ataque ao consulado iraniano em Damasco, capital da Síria. A afirmação foi feita em discurso em vídeo postado neste sábado, 13, na conta dele na rede social Twitter/X”
“O próprio regime (sionista) malicioso, que é só malícia, maldade e erro, acrescentou outro erro aos seus próprios erros ao lançar um ataque ao consulado iraniano na Síria”, acusou Khamenei. “Os escritórios do consulado e da embaixada em qualquer país onde existam são considerados como o solo do país a que pertence a embaixada. Atacar nosso consulado é como atacar nosso solo. Isso é senso comum em todo lugar do mundo. O regime malicioso tomou uma atitude errada neste caso. Deveria ser punido e será punido”.
Para propagar a ameaça, a equipe de Khamenei , com pouco mais de um minuto de duração, com tradução para o inglês. Na legenda da postagem, o aiatolá acusa Israel de ser ser um “malicioso regime sionista”. E que será “punido”.
O Irã confirmou ter iniciado uma neste sábado. O ataque se dá em retaliação ao ataque aéreo de Israel que destruiu o consulado iraniano em Damasco, capital da Síria, no começo do mês.
A investida matou integrantes da Guarda Revolucionária iraniana, incluindo um general. Autoridades iranianas culparam, além de Israel, os Estados Unidos .
Hamas, grupo terrorista em guerra com Israel, é apoiado pelo aiatolá do Irã
Os ataques com drones e mísseis do Irã contra Israel é mais uma etapa dá má relação entre os dois países. O regime iraniano é o maior financiador do Hamas, grupo terrorista com base na Faixa de Gaza que promoveu . Na ocasião, 1,3 mil pessoas foram assassinadas. Até hoje, os extremistas islâmicos mantêm como reféns mais de cem pessoas.
Revista , com informações da Agência Estado
Fonte: revistaoeste