Depois de mais de cinco décadas de mistério, os destroços de uma aeronave desaparecida em 1971 foram localizados no Lago Champlain, nos Estados Unidos. Os pedaços do avião estavam a 60 metros de profundidade, a oeste da Ilha Juniper, em Vermont. Equipes realizaram mais de 17 buscas ao longo desses anos, mas sem nenhum progresso.
Sobre o acidente
Com cinco ocupantes, o jato particular desapareceu em janeiro de 1971, depois de decolar em condições climáticas adversas. Autoridades lançaram uma operação de busca e resgate imediatamente depois do acidente, mas o inverno rigoroso congelou o lago, o que impossibilitou as buscas subaquáticas.
Equipes retomaram as operações em 1º de maio do mesmo ano, quando o clima mais ameno descongelou o lago. Elas continuaram a procura por duas semanas, mas sem sucesso.
Novas buscas
Em 2023, o responsável por liderar a recente busca, Garry Kozak, analisou dados antigos de sonar e identificou um novo local potencial para o acidente. Um ano depois, em maio de 2024, Kozak e sua equipe retornaram ao Lago Champlain com um veículo subaquático operado remotamente. Os destroços foram logo revelados.
As imagens de vídeo, fotografias e varreduras de alta resolução são de 29 de maio.
Fonte: revistaoeste