Dez jovens brasileiros com Síndrome de Down foram selecionados e vão viajar sozinhos para uma jornada nos Estados Unidos (EUA). É inclusão! Eles vão participar da Expedição 21, um programa de imersão gratuito que estimula a autonomia de adultos com Down.
Os escolhidos são de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Sergipe e de Minas Gerais. Eles vão participar do evento, realizado pela terceira vez, e tem a primeira edição fora do Brasil. Será um processo de imersão com inovações a começar que os jovens estarão sem a companhia dos parentes.
A agenda será longa e bastante preenchida. Eles vão visitar a Disney, com finalidades empreendedoras, terão mentorias e vão conhecer outros jovens com Síndrome de Down dos Estados Unidos, de Cuba e do Equador.
Expedição 21
Criada pelo professor e especialista em psicopedagogia e neurociências, Alex Duarte, a Expedição 21 já formou vários alunos em todo o país.
O programa oferece uma experiência diferente para adultos com deficiência intelectual.
“Durante quatro dias, os participantes precisam tomar suas próprias decisões, resolver conflitos, criar estratégias, ter pensamento crítico, lidar com a convivência e principalmente ser responsável por si e pelo outro”, diz um comunicado no site.
Ao final, os jovens saem da imersão com mais autonomia e responsabilidades. Isso que é inclusão!
“Muitas vezes, a pessoa com Síndrome de Down não consegue identificar o resultado de suas ações durante as experiências diárias devido a uma rotina de proteção”, afirmou Alex Duarte.
Para o professor, o programa tem um sentido amplo e abrange vários aspectos: “A Expedição é uma experiência que nos mostra a influência da acessibilidade comunicacional e de um ambiente positivo no desenvolvimento de cada participante”.
Experiência Internacional
A escolha dos participantes da Expedição 21 foi feita pela equipe do Instituto Cromossomo 21 e voluntários.
A primeira concentração dos Expedicionários acontece no dia 22, em Campinas. Eles, acompanhados dos pais, receberão instruções e regras do programa.
Na ocasião, os dez jovens serão apresentados pela equipe de mediadores assistivos, que os acompanharão durante a viagem.
Leia mais notícia boa
Agenda cheia
E, não pense que eles estão de férias!
Na terra do Tio Sam, a agenda está lotada. Lembra que a Experiência é justamente para impulsionar a vida adulta?
O passeio na Disney não é para curtir todos os brinquedos, eles vão receber lições de empreendedorismo!
Além disso, os dez escolhidos participam de um “mini” intercâmbio. Eles conhecerão outros adultos com síndrome de Down de vários países.
Com isso, a Expedição 21 quer incentivar a troca de experiências e culturas. Bacana demais!
Confira os 10 selecionados:
Fonte: sonoticiaboa