O visual merchandising é uma das ferramentas utilizadas para aumentar as vendas. Saiba o que é e como implementar na sua empresa de moda.
O comércio online vem ganhando cada vez mais força em diversas áreas, inclusive no mercado da moda.
Mas, por outro lado, as lojas físicas ainda possuem grande importância, afinal facilitam em termos de entrega e contato com o produto. Por isso, saber traçar estratégias para atrair o público é fundamental para o sucesso dos negócios.
É aí que se deparamos com com o Visual Merchandising (VM). Utilizamos estratégias para criar ambientes agradáveis e aconchegantes que evidenciem o produto na sua loja e que chamem a atenção do possível cliente.
Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
O que é visual merchandising?
De forma geral, o Visual Merchandising é uma ferramenta que define estratégias de exposição do produto oferecido. É o que vai proporcionar um maior apelo visual, contribuindo para as vendas do estabelecimento.
Parece irrelevante, mas o posicionamento do produto, o local de exposição e a harmonização de cores, influencia muito na tomada de decisão de compra do cliente.
Inclusive essa é uma das coisas que mais chama a atenção ao entrar em uma loja, além do ambiente ser agradável e possuir um bom atendimento, é claro.
Pensando nisso, essa estratégia começa pela escolha dos manequins, araras, layout, iluminação, diferentes cabides e expositores. Tudo isso deve estar exposto de forma que combinem com o público a ser impactado.
Deve haver respeito a identidade visual da loja. Que ela tenha relação com os produtos que serão ofertados e principalmente posicione a essência e propósito da empresa.
Neste caso, a parte da arquitetura vem em primeiro lugar, e a partir daí são definidos os mobiliários e demais peças usadas na exposição dos produtos.
As vitrines
A porta de entrada para a maioria dos estabelecimentos voltados à moda são as vitrines. Elas são as verdadeiras responsáveis em atrair o cliente para dentro da sua loja. É importante que o produto exposto seja estrategicamente pensado para atrair o seu público-alvo, certamente ele irá se conectar e entrar para conhecer e realizar uma compra.
Lembre-se sempre de manter suas vitrines verdadeiramente impecáveis para encantar os clientes e não ser uma maneira de espantá-los.
O quanto o Visual Merchandising impacta na decisão de compra?
Pode-se afirmar que consumidores não tomam decisões de compra apenas com base no preço e na funcionalidade dos produtos. Existe uma série de coisas que impactam para que o consumidor se sinta atraído e resolva realizar a compra.
Um exemplo é quando o cliente pode encontrar uma bota, ou uma lingerie, em qualquer loja, mas opta por outra loja. Isso pode ocorrer pelo ambiente acolhedor e organizado, disposição dos produtos, ambiente moderno e sofisticado que o atraia.
Ou seja: a experiência de compra que o cliente tem em determinado estabelecimento faz com que ele tome a decisão de compra. Por esse motivo, o visual merchandising é uma das ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a experiência do consumidor e converter leads.
Exposição de produtos atrai olhares
Uma loja que trabalha com uma boa exposição dos produtos, por exemplo, capta mais atenção para eles. Assim, ajuda o cliente a encontrar e avaliar o que ele procura com mais facilidade.
E levando em consideração que na atualidade todo mundo está com menos tempo para as atividades diárias, (inclusive ir a uma loja física para comprar).
Quanto mais fácil for a identificação do produto que ele procura, maior será sua chance de conversão para uma venda e também a fidelização desse cliente.
Além disso, o visual merchandising é capaz de gerar impactos positivos na sua marca, melhorando as vendas e criando até uma propaganda gratuita de boca em boca.
Quem visita a loja e gosta da experiência. Ela acaba falando sobre isso para outras pessoas ajudando na reputação positiva do negócio.
Portanto, o resultado do VM se torna parte essencial e inseparável da identidade da marca ou empresa, isso porque atrai mais clientes e fideliza quem já conhece a marca.
Visual merchandising é uma estratégia de marketing
Tudo o que se pensa e pode ser feito em relação ao seu negócio, como forma de agregar, independente do que seja, é uma forma de atrair clientes. Mas se tais ações a serem tomadas forem de forma pensada e estratégica, os resultados virão mais rápidos e certeiros.
É preciso estudar o mercado em que você está inserido, os produtos que comercializa e o público-alvo, a partir daí, definir pela estratégia de marketing e comunicação visual.
O posicionamento de marca no mercado é tão importante quanto ter produtos de qualidade para vender. A experiência de compra de um cliente, independente se for boa ou ruim. Vai levar o nome da sua marca para fora e isso pode alavancar ou não seus negócios.
Por isso, é importante reforçar que o visual merchandising deve ser aplicado junto com uma estratégia robusta de marketing e comunicação. Assim, todos os pontos são interligados e você tem mais possibilidades de aumentar as suas vendas e fidelizar os clientes.
Como aplicar o visual merchandising na prática
Para que seu cliente se sinta atraído pela loja e seus produtos, algumas técnicas precisam ser usadas. Vamos citar aqui algumas estratégias que podem ser aplicadas para implementar sua estratégia de visual merchandising e ter sucesso nas vendas.
Invista na fachada e ambiente
A fachada da loja é como o seu cartão de visitas, é a primeira impressão que os possíveis clientes vão ter da sua empresa. Por isso, a fachada deve ser pensada com muito carinho, para que reflita a essência do negócio.
É preciso que as cores, os espaços e o ambiente estejam alinhados com o produto oferecido. Cada espaço precisa ter uma comunicação visual que esteja de acordo com o seu público-alvo, que ele reconheça e saiba o que está comprando, muito além de um produto, mas uma experiência e uma marca.
Os sentidos precisam ser estimulados
O visual merchandising trabalha muito com a visão, um de nossos principais sentidos. No entanto, você também pode incluir os demais sentidos na sua estratégia. Proporcionando uma experiência única ao seu cliente através do marketing sensorial.
Para a audição, você pode elaborar uma playlist exclusiva para sua loja, pensando no perfil de cliente que você atende. O paladar pode ser aguçado através de drinks, ou alguma bebida especial servida no local. Opções como um chimarrão, tradicional na região Sul, ou um café diferenciado.
Já sentiu um aroma específico em um determinado produto ou em uma loja? O branding olfativo é uma tendência forte para o varejo. E se caracteriza pelo desenvolvimento de aromas exclusivos para as marcas.
A visão é o principal estímulo, o que tem mais relação com o visual merchandising e que, talvez, tenha o maior impacto para os consumidores. Sua loja deve ser visualmente bonita e organizada, reforçando sua identidade visual e o propósito de sua marca.
Exposição dos produtos
A disposição dos produtos, independente de qual ramo, deve ser feita de uma forma que chame a atenção do cliente. Uma boa referência para isso, é expor na altura dos olhos das pessoas, pois é o local que mais chama a atenção. Procure expor os produtos que tenham um apelo maior para vendas, os mais prestigiados.
Além disso, pense em qual é a melhor disposição para os produtos que você comercializa. É preferível investir em araras ou prateleiras? Quantos manequins são necessários? Tudo isso depende do seu tipo de negócio e também das preferências do seu público.
Não abarrote sua loja
Um dos principais erros que muitos lojistas cometem é este. Na ânsia de expor o maior número de produtos possível, deixam a loja sem condições de circular.
Uma das técnicas de visual merchandising, é deixar os espaços mais vazios. Desta forma, optar por uma exposição minimalista de produtos, você consegue atrair o foco do cliente com mais facilidade.
Desta forma, seu espaço parece mais amplo e os produtos expostos ganham mais destaque, pois não estão amontoados. Nesse momento, menos é mais e a definição da organização das peças é essencial para um bom resultado.
Idealize e execute um ambiente agradável
O ambiente precisa ser agradável para o cliente, para que ele se sinta confortável em todos os sentidos. Se o espaço físico não for muito grande, os produtos devem ser dispostos de uma maneira que seja possível circular sem dificuldades.
Nada pode causar incômodo ao cliente. Nem muita luz, nem penumbra. A temperatura ambiente deve ser agradável.
Se for uma loja de roupas, deve haver provadores com suportes para roupas e pufs para sentar e fazer as provas em caso de calçados.
Em todos os casos, os preços devem estar bem visíveis e acessíveis, além de ter acessibilidade para locomoção.
Ou seja, você precisa pensar e desenvolver um espaço que promova uma boa experiência para o cliente, usando os mecanismos do visual merchandising.
Lembre-se sempre que o aspecto visual é muito importante quando falamos de moda. Por isso, investir em estratégias para tornar a comunicação da sua marca alinhada com as necessidades do público alvo é essencial.
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Fonte: zanotti