Usar luvas depende muito da sua personalidade, do look e da ocasião, afinal existem vários estilos de luvas e uma para cada momento. Conheça as diferentes combinações.
No século XIX, as luvas foram peça-chave usadas combinando com lindos vestidos armados e chapéus glamourosos. Esse acessório marcará forte presença e já se observou a volta dele neste ano.
Cobrir as mãos virou trend no mundo inteiro e os grandes momentos desta tendência foram os desfiles da coleção Primavera/Verão 2022.
A novidade já está sendo explorada e difundida principalmente pelas TikTokers, mas já caiu no gosto das celebridades e também passou a fazer parte do street style.
Neste novo momento, muitos estilos de luvas foram criados, para diversas oportunidades e combinações. Vê-se desde looks mais ousados, para a noite, até opções discretas para eventos do dia a dia. Você usaria luvas em algum destes momentos? Veja nossas dicas!
A história das luvas
Até a década de 70, as luvas faziam parte dos trajes das mulheres de forma quase obrigatória, assim como usar sapatos. A peça era a representação de uma mulher elegante e moderna.
As luvas eram usadas em eventos sociais, bailes de gala e também em óperas. Essas eram as chamadas luvas longas, que agora protagonizam a sua volta triunfal: as “luvas de ópera”.
Este modelo, alongado que fica acima dos cotovelos, era usado por pessoas que frequentavam concertos de ópera. Fazendo uma combinação com os monóculos, que eram ajustados para poder ver as apresentações. Era o sinônimo perfeito de sofisticação.
Com o passar do tempo, as luvas foram passando por transformações e detalhes foram adicionados. Por exemplo, para romantizar ainda mais esse acessório, a aplicação de rendas estreitas para detalhes na extremidade, ou rendas largas para todo o corpo da peça.
As luvas também fazem parte da tendência Old Money, uma forma de se vestir que preza por tecidos elegantes e de qualidade, peças atemporais e com bom caimento, além de luxo nos acessórios.
A pandemia e o retorno das luvas
A pandemia da Covid-19, que atingiu milhões de pessoas no mundo todo, trouxe muitas mudanças no comportamento do consumidor e também ajudou a reviver algumas tendências.
Além da preocupação com a saúde, que trouxe de volta o uso de luvas, as tendências que ganharam força têm foco no conforto. As luvas também trouxeram uma lembrança das épocas mais distantes, como no caso da tendência Cottagecore – que evidencia o estilo de vida no campo.
Esse movimento trouxe de volta para as ruas peças que eram características de décadas e até séculos passados – o que também inclui as luvas.
Entre as principais mudanças da tendência, estão as estampas, texturas, cores e tecidos. Além do comprimento tradicional, também é possível encontrar luvas curtas ou super longas.
Como combinar as luvas com lingerie?
Cada mulher tem uma forma de se vestir de acordo com o seu biotipo, sua personalidade ou seu estilo. Isso vale para tudo, inclusive nas peças íntimas, ou seja, as lingeries.
E as luvas também podem ser utilizadas nesse tipo de composição de moda íntima. Seja de forma romântica, contemporânea ou sexy, tudo depende do modelo, dos aviamentos e da cor utilizada. Para isso, existem diversos estilos de luvas que podem ser usados. Confira abaixo.
Luvas de cetim
As luvas de cetim são as mais tradicionais. Antigamente, eram utilizadas por pessoas da alta sociedade. Nesta versão atualizada do ano 2022, este modelo geralmente é comprido, acima do cotovelo.
A luva é usada em cores diversas, podendo tapar toda a mão ou deixar os dedos livres. Este tipo de luva combina muito com lingerie na linha sexy. Compondo com cinta-liga, na cor vermelha ou preta, a lingerie tem um destaque maior, tanto para quem veste como para quem vê.
Luvas de renda
Estas luvas são a referência da linha romântica, pela textura do tecido e a delicadeza das peças. Geralmente este modelo é mais curto que o de cetim. São inúmeras as opções, com laços, fitas, flores, rendas coloridas e bordados sobrepostos, sempre de forma delicada.
Seu uso combina com conjuntos de lingerie pois remete a inocência de jovialidade de quem veste. Como as lingeries dessa linha geralmente têm renda na sua produção, este tipo de luva é a combinação perfeita.
Luvas longas ou Luvas de Ópera
Este é o modelo que mais está em ascensão e que trouxe junto todos os demais estilos de luvas. As Luvas de Ópera têm o cano mais longo e mais justo nos braços.
Este modelo que já fez sucesso nas mãos e braços de muitas aristocratas do século XIX, voltou a aparecer nas passarelas das Semanas de Moda do verão 2022. Agora, tomou contas das redes sociais e das produções fashionistas.
Esse tipo de luva pode ser utilizada como inspiração para uma coleção mais contemporânea. Devido ao seu charme e elegância que ajuda a complementar o básico e dar mais glamour sem carregar o look.
Por exemplo, um conjunto de lingerie todo branco é considerado básico. Porém, combinado a uma luva, podemos chamar de “básico aprimorado”. Expressão que vamos ouvir muito nas próximas temporadas, principalmente pela questão do upcycling.
Maneiras de usar as luvas curtas
As luvas curtas já são utilizadas nas produções de inverno. Mas neste novo momento, elas estão sendo usadas de diversas formas. Combinam com as cores em looks mais descontraídos, com mini saia e cropped, vestidos coloridos, em voal ou com tecido mais encorpado.
Para a noite em eventos formais, fazem composição com vestidos longos, lisos, com recortes que deixam os braços de fora evidenciando as luvas.
Este modelo combina também com lingeries da linha contemporânea, que traz a atualidade para as peças retrô.
Um body de renda em cor vibrante combina com uma luva de cor mais discreta. Um conjunto de lingerie com renda, ou sutiã mais alongado, pode fazer composição com luvas em renda para proporcionar um look interessante.
As luvas não são mais acessórios do passado, a peça caiu no gosto popular com diversas maneiras de usar e em diferentes estilos. E você, já aderiu a tendência?
Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre as tendências de moda. Para estar por dentro das tendências, acesse o nosso vídeo-book. Nele, damos dicas de moda íntima em linhas de estilo.
fonte: zanotti