Seasonless fashion: uma nova realidade para o mercado da moda, que traz mudanças em toda a cadeia de produção. saiba mais sobre a moda sem estação.
Semanas de moda, lançamentos constantes de coleções, fast fashion e produção acelerada. Tudo isso pode estar, aos poucos, com os dias contados!
A indústria da moda vem há anos trabalhando em um ritmo de superprodução. Com coleções sendo lançadas constantemente, desfiles que marcam a entrada e as tendências de cada estação e um consumo desenfreado.
No entanto, nos últimos anos, esse cenário vem mudando. Muito em razão da mudança de mentalidade dos consumidores e também por conta da pandemia. Assim, surge uma tendência cada vez mais crescente: o seasonless fashion ou, em outras palavras, a moda sem estação.
Confira neste conteúdo o que é esse conceito, como ele pode impactar a produção de moda e como você pode adaptar essa nova realidade nas suas produções.
O que é seasonless fashion?
O próprio nome já deixa claro qual é o conceito deste termo – moda sem estação. A ideia central nesse tipo de produção é que as peças tenham uma vida útil mais longa. Para que possam ser usadas no decorrer de várias estações – do verão ao inverno.
Ao produzir uma coleção seasonless, o ideal é deixar o calendário de estações um pouco de lado para que a criatividade e o design se sobressaiam. Produzir peças que podem ser aproveitadas em diferentes climas é a chave para o sucesso neste conceito.
Um outro ponto muito importante neste sentido é que, muitas vezes, essa divisão de coleções por estação não está alinhada verdadeiramente com a realidade de muitos lugares.
O Brasil, por exemplo, é um país predominantemente quente. Com exceção da região Sul principalmente, que tem temperaturas muito baixas no inverno, o restante do país convive durante todo o ano com temperaturas amenas ou quentes. Então, faz sentido lançar uma coleção de inverno rigoroso para ser utilizada na região Nordeste? É claro que não!
Seasonless fashion e comportamento do consumidor
Nós mencionamos no início desse conteúdo que uma das razões para o surgimento da moda não sazonal é a mudança no comportamento do consumidor. Há alguns anos, vemos surgir movimentos como o slow fashion e o slow living.
Esses movimentos surgem da necessidade de desacelerar, de uma preocupação ambiental crescente, e da identificação das reais necessidades dos consumidores. Será que eu preciso mesmo comprar peças novas a cada estação?
Além disso, a pandemia também trouxe muitas mudanças ao comportamento do consumidor. Apesar de agora a vida estar retomando seu ritmo, foram dois anos de muitas adequações. O trabalho em home office, o isolamento social e a própria reflexão sobre a situação trouxeram mudanças permanentes na forma de consumir das pessoas.
Hoje, não basta uma peça ser bonita e estar “na moda” O conforto é cada vez mais evidenciado, os consumidores buscam por marcas sustentáveis, e esse ciclo tem tudo para continuar.
Como a preocupação ambiental impacta na moda sem estação?
O meio ambiente é, sem dúvidas, um dos impulsionadores deste movimento. Afinal, a indústria da moda gera centenas de toneladas de lixo todos os anos. Seja envolvendo o processo produtivo das roupas, seja pelo descarte das peças.
A lógica do fast fashion era produzir cada vez mais, mais rápido e para o alcance do maior número de pessoas. Agora, a preocupação com o impacto ambiental que a indústria da moda gera, acaba por contribuir com a moda sem estação.
A moda sem estação também está bastante alinhada com a tendência de sustentabilidade. Cada vez mais é comum que os consumidores busquem por marcas sustentáveis, que tenham real comprometimento com a questão ambiental.
Como planejar uma coleção de moda sem estação?
Entendeu essa tendência crescente de mercado e quer trazer isso para sua marca de moda? Elencamos os principais pontos para você planejar uma coleção de moda seasonless fashion.
Pense em peças que podem ser usadas em todas as estações
Essa é a primeira premissa da moda sem estação. As peças produzidas podem ser usadas durante todo o ano. Então, nada de focar em peças que são super a cara do verão. Nem que sejam perfeitas apenas para os dias mais frios do inverno.
Nesse sentido, você pode optar por peças como calças, incluindo as de tecido leve, camisetas, camisas de manga longa com tecido fresco e cardigãs fininhos. Assim, você produz peças que podem ser usadas no verão. E, para o inverno, pode apostar em sobreposições para compor um look quentinho na medida certa.
Capriche na modelagem das peças
Outro ponto importante das peças sem estação é pensar na modelagem. Considerando a ideia das sobreposições para o inverno, algumas peças, como os casacos, precisam ser mais larguinhos, para que possam ser usados sem abrir mão do conforto.
Outro ponto legal é que, sem essa pressão constante para lançar novas coleções a cada mês, por exemplo, toda a equipe de design tem um tempo para pesquisar, projetar e produzir as peças. E isso sem dúvidas impacta na qualidade final dos produtos, essencial para sua durabilidade.
Use sempre materiais de qualidade
Essa dica não se aplica apenas às peças sem estação, mas sim a todas as coleções. Afinal, qualidade é indispensável em qualquer situação. Mas, principalmente quando falamos da moda não sazonal, a qualidade ganha uma importância ainda maior. Considerando toda a questão ambiental, do descarte das peças, e da intenção de prolongar o uso das roupas, a qualidade precisa estar presente.
Por isso, opte sempre por fornecedores que entreguem materiais de boa qualidade, desde o tecido, até a linha usada na costura e os aviamentos que vão complementar a peça.
Incremente com elementos de moda autoral
De certa forma, a moda sem estação tem ligações com a moda autoral. A ideia de uma produção desacelerada, com acompanhamento mais próximo e desenvolvimento de peças que carreguem um significado e certa exclusividade. E você pode incluir esse tipo de coisa para a produção não sazonal, aliando qualidade, sustentabilidade e slow fashion!
O que você acha dessas mudanças pelas quais o mercado têxtil vem passando? Sua empresa está preparada para isso? Aqui na Zanotti, desenvolvemos constantemente ações que buscam melhorar ainda mais nossos processos, em busca de uma produção sustentável de verdade.
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Fonte: zanotti