A estilista italiana Rosita Missoni, cofundadora da casa de moda homônima conhecida por seus estilos vibrantes e estampados, faleceu na quarta-feira (1º) aos 93 anos, conforme informou um executivo da empresa na quinta-feira (2).
Ela havia iniciado o negócio em 1953 com seu marido Ottavio Missoni, desenvolvendo uma marca que se tornou popular por suas malhas coloridas com padrões geométricos e listras, incluindo o motivo em zigue-zague característico conhecido como fiammato.
Nascida em uma família de artesãos têxteis próxima à cidade italiana de Varese, Rosita estudou línguas modernas.
Em uma viagem a Londres em 1948 para aperfeiçoar seu inglês, ela conheceu Ottavio, que competia com a equipe italiana de 400 metros com barreiras nas Olimpíadas da cidade.
A marca Missoni ganhou reconhecimento internacional e prêmios por seus padrões distintivos e uso vanguardista de têxteis, com uma abordagem à moda frequentemente comparada à arte moderna. Também foi ajudada pelo que foi apelidado de “batalha dos sutiãs” em 1967.
Missoni havia sido convidada para apresentar no Palácio Pitti em Florença, mas antes das modelos entrarem na passarela, Rosita notou que seus sutiãs estavam visíveis através das blusas, arruinando o efeito pretendido de cor e padrão.
Ela pediu às modelos que removessem os sutiãs, mas, sob a iluminação da passarela, as roupas tornaram-se totalmente transparentes e o incidente causou sensação.
Eles não foram convidados a retornar no ano seguinte, mas a Missoni logo estava nas capas de importantes revistas de moda como Vogue, Elle e Marie Claire.
Seus designs em camadas, cheios de padrões, chamaram a atenção de um mundo da moda que se afastava da alta costura, e tornaram-se o porta-estandarte do chamado estilo “combinado”.
Quando a empresa mudou sua sede para a cidade italiana de Sumirago, ao norte de Milão, os Missoni estabeleceram residência ao lado, com a maioria de suas janelas voltadas para as amadas montanhas Monte Rosa de Rosita.
Rosita permaneceu diretora criativa das coleções femininas até o final dos anos 1990, quando passou a tarefa para sua filha Angela.
O casal sofreu uma tragédia em 2013 quando Vittorio Missoni, seu filho mais velho e diretor de marketing da empresa, morreu em um acidente de avião na costa da Venezuela.
Ottavio faleceu em maio de 2013 aos 92 anos, quatro meses após o desaparecimento do avião do filho, mas antes que os destroços fossem encontrados.
A marca expandiu-se para coleções de casa e hotéis. Em 2018, o fundo de investimento italiano FSI investiu 70 milhões de euros (cerca de R$ 450 milhões) na empresa familiar em troca de uma participação de 41%, visando fortalecer a marca no exterior.
A Missoni escolheu o Rothschild em 2023 como consultor financeiro para explorar uma potencial venda da empresa familiar.
Fonte: cnnbrasil