O estilista Rafael Caetano escolheu Mauricio de Sousa, um de seus maiores ídolos e um dos mais importantes desenhistas do Brasil, para ser o homenageado de sua marca homônima para o desfile da SPFW N58, que aconteceu no dia 19 de outubro, às 16h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (PACUBRA), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
A coleção de Verão recebeu o nome de “Mauricio”, e é uma celebração ao artista, que é referência quando o assunto é o universo das histórias em quadrinhos e da literatura infantil. O cartunista sempre foi uma das grandes inspirações para Caetano, que aprendeu a ler e a escrever com as histórias retratadas nos almanaques e gibis da Turma da Mônica. Confira!
O que Rafael Caetano disse sobre a coleção apresentada na SPFW?
“A coleção está centrada na história do criador, do homem por trás de toda essa magia. Vamos trazer a sua identidade, mais do que a dos personagens, embora todos saibam que uma história se mistura à outra. São muitos ‘Mauricios’ numa só vida, bem como suas mais diversas facetas. No entanto, a coleção apresenta algumas fases do artista: a de repórter investigativo e a sua doce infância, ambos representados através de referências extraídas de sua biografia ilustrada”, explica Caetano.
Além disso, o estilista Rafael Caetano conta que a coleção apresentada na SPFW N58 se utiliza da semiótica por trás dos signos abordados pelo desenhista em seus trabalhos, e um resultado perceptível disso são as faixas com as orelhas de Sansão.
Isto é, o famoso coelhinho de pelúcia da Mônica, que ajudou a delinear uma das estampas usadas na coleção, que vem com duas variantes de cores: o vermelho envelhecido e o verde Horácio. Assim, as orelhas também aparecem em aplicações nos capuzes das peças, dando um leve tom de diversão.
Assinatura de Maurício de Sousa no desfile de Rafael Caetano na SPFW
Ainda no escopo da estampa, a própria assinatura de Mauricio de Sousa aparece na superfície têxtil aplicada em construções de alfaiataria que formam uma coleção predominantemente focada na moda masculina. Para esta ideia, a representação escolhida foi a clássica “risca de giz”, que intercala linhas com o nome do desenhista.
“A ideia é que apenas um dos personagens apareça nas roupas em forma de estampa de maneira literal, como o desenho do personagem Horácio, o alter ego de Mauricio de Sousa, impresso em ao menos uma das roupas, delineado por giz de lousa branco. O fundo escuro da peça, nesta mesma proposta, retrata o teor educativo dos gibis criados pelo desenhista e, ao mesmo tempo, uma homenagem à sala de aula”, conta Caetano, que também é professor e quis trazer este recorte.
Caetano ressalta que o bloco com estampa de assinatura, em preto e branco, faz alusão à infância de Mauricio e traz referência náutica, mesclando elementos de alfaiataria, baseados na imagem do desenhista, quando criança, em um baile de carnaval.
“É uma coleção sofisticada, elegante, que transita entre a alfaiataria e o streetwear. Pretendo mostrar nesta narrativa, a comemoração da vida de Mauricio de Sousa, que no próximo ano completará 90 anos. É muita história, uma trajetória linda e repleta de criatividade, afeto e sonhos”, explica Caetano.
Conexão entre Rafael Caetano e Mauricio de Sousa
Um detalhe curioso da conexão entre o estilista e o cartunista é sobre a arte de desenhar. Confira o que Rafael Caetano, que apresentou suas peças na SPFW pelo segundo ano consecutivo, disse sobre isso!
“Para mim, o desenho é a ferramenta mais importante do processo criativo da marca, que busca sentido na ilustração para compor as coleções e a memória de todo trabalho. O desenho sempre foi uma das etapas mais valiosas da minha formação”, comenta o estilista.
De onde são os tecidos da coleção de Rafael Caetano para a SPFW N58?
Todos os tecidos utilizados no desfile de Rafael Caetano para a SPFW N58 são da Kalimo. Assim, contam com cambraias de algodão, sarjas de algodão, mousseline de seda e a base ícone da coleção: o cetim dublado em suede que recebe os motivos desta coleção.
Além disso, a empresa também é a responsável por cuidar do processo de estampagem dos tecidos exclusivos. Veja fotos!
Relacionadas
Relacionadas
De onde são os aviamentos e calçados do desfile?
Todos os aviamentos, ferragens e assinaturas foram desenvolvidos, também de forma exclusiva, pela Eberle. Os calçados da coleção de Rafael Caetano na SPFW N58 contam com as criações feitas em colaboração com a Botineiros, marca parceria pela terceira edição.
Durante o processo de co-branding, as duas marcas utilizaram uma das histórias em quadrinhos do personagem Chico Bento intitulada de “Botina Nova” para criar um modelo de bota com tiras sobrepostas no peito do pé, dando a ideia de palha descaracterizada e proporcionando mais contemporaneidade à representação da personagem.
O outro modelo ficará por conta de um sapato contemporâneo construído com material vinílico que dará um tom mais clássico aos pés dos modelos.
Apoiadores e inspirações do desfile de Rafael Caetano na SPFW N58
O apoio institucional é do Senac, parceria que está presente em todas as edições da marca de Rafael Caetano na SPFW, e onde ele é professor.
Nesta temporada da SPFW, o estilista completa uma trilogia de homenagens iniciada em novembro de 2023, quando a primeira apresentação falou sobre música e trouxe a composição e a arte de Belchior como pano de fundo.
A segunda teve a literatura como inspiração e apresentou a escrita cursiva e signos presentes nos textos do poeta Mário de Andrade. E, para fechar o terceiro ciclo, como já detalhamos, a coleção vem para homenagear Mauricio de Sousa, o desenho e sua obra.
“É a existência deste importante artista da cultura nacional, criador de personagens que tanto encanta gerações e está firme e forte na memória afetiva de muitas pessoas”, finaliza Caetano.
O styling da coleção é assinado por Fernanda Mesquita e a beleza assinada por Gustavo Voltolini. Os atores Klebber Toledo e Bruno Fagundes fazem parte do casting de modelos que estiveram na passarela desta edição.
Sobre Rafael Caetano
Rafael Caetano vive em Madrid onde cursa o mestrado em “Estudios LGBTIQ+”, o primeiro do gênero no mundo, na Universidade Complutense de Madrid, dentro da Faculdade de Serviço Social. Os estudos de gênero sempre foram recorrentes em seu trabalho e, por muitos anos, aparentes em suas coleções.
Caetano acredita que seus estudos e linhas de pesquisa sempre estarão conectados com a atribuição do gênero ao longo da história da indumentária, e que irão colaborar tanto para a marca quanto para o seu trabalho como docente.
Ademais, o estilista desfilou por quase 10 anos na semana de moda Casa de Criadores, principal evento dedicado à moda autoral brasileira e também reconhecida por lançar novos talentos.
Em maio de 2023, o estilista fez sua estreia na SPFW, com a coleção Dandismo, movimento que surgiu no século XVIII na Inglaterra, falando sobre o homem que dedica sua vida à moda e ao vestir. Assim, Rafael Caetano integra o line up do SPFW desde 2023.
Além de estilista, Caetano é professor de moda no Senac Lapa Faustolo, Centro Universitário Belas Artes, na En Moda, coordena oficinas culturais em unidades do SESC, é consultor e facilitador no Sebrae e no Instituto Rio Moda. Quer saber mais sobre o estilista e suas produções? Então, confira o site e Instagram da marca.
Fonte: fashionbubbles