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Fashion

Psicologia das cores na moda: como inserir na sua coleção

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Estudos científicos mostram que as cores podem causar várias sensações e emoções. Saiba como aplicar a psicologia das cores na moda! 

Você é daquelas pessoas que escolhe a cor da roupa de acordo com o seu estado de espírito? Se está feliz, veste roupas mais coloridas, se está calmo e sereno, usa roupas claras, ou se está em um dia triste ou chato, usa roupas escuras, do cinza ao preto? 

Pois saiba que as cores influenciam diretamente nas nossas emoções. A chamada psicologia das cores é utilizada em diversos setores – do marketing à moda!  

Pensando desta forma, na hora de pensar em sua nova coleção, você precisa estudar e conhecer a influência da psicologia das cores na moda. Assim, poderá produzir peças que cumpram o objetivo e transmitam as emoções desejadas. 

 

Por que a psicologia das cores na moda deve ser usada?

O estímulo das cores está diretamente ligado à visão, e vai direto para o cérebro, provocando uma reação imediata. Mesmo sem saber ou perceber em um primeiro instante, cada cor transmite um significado que pode ser aplicado de forma mais ampla.

Neste sentido, a psicologia das cores reconhece algumas emoções primárias do ser humano, como raiva, medo, nojo, tristeza, aceitação, alegria e curiosidade.  Estudos da psicologia mostram que cada um destes sentimentos é representado por uma cor, desempenhando um papel que influencia no comportamento das pessoas.

Este mesmo estudo ainda traz algumas considerações. Como o fato que as cores quentes transmitem a sensação de energia, atividade e entusiasmo. E as cores frias terem maior relação com a calmaria e o profissionalismo. 

Portanto, compreender a psicologia das cores é o primeiro passo para escolher as nuances da sua coleção. O estudo identifica padrões na maneira com que as cores são percebidas e identificadas pelo cérebro. 

 

Qual é o significado das cores?

Agora que você já sabe que cores transmitem emoções, é hora de conhecer cada uma delas. E também entender como a psicologia das cores funciona aplicada à moda.  

 

Vermelho

Desde que o mundo é mundo, a cor vermelha remete à soberania. Antigamente, apenas os nobres usavam roupas na cor vermelha, pois os plebeus não tinham dinheiro para comprar os corantes para tingir as roupas.

Atualmente, este tom quente representa a sensualidade, a energia, a coragem, o poder, dinamismo e luxo. O vermelho mais escuro transmite firmeza e elegância.

É uma cor que está ligada ao dinamismo, à vontade de agir, de entrar em ação. Experiências mostram que o vermelho tem maior capacidade de estimular o corpo humano. 

Ao optar por esta cor na sua confecção, você estará despertando várias sensações e emoções, com destaque para a paixão, o calor, perigo, fúria ou excitação. É uma cor muito usada em momentos especiais, festivos, que irá demonstrar alegria e realizações. 

Veja na imagem abaixo um conjunto de moda íntima na cor vermelha. Pura sensualidade, não é mesmo?

Casal de modelos da Zanotti com roupas intimas da cor vermelha dentro da psicologia das cores na moda

Azul

O azul é uma cor fria e se relaciona com as sensações de harmonia, confiança, credibilidade, tecnologia, higiene, tranquilidade e inteligência. Já os tons mais escuros de azul transmitem profundidade, poder e sabedoria.

Este tom é muito usado para determinar profissionalismo e seriedade. Pessoas de negócios e gestores de empresas, por exemplo, costumam usar esta cor, fugindo um pouco do tradicional preto e branco. 

Ao optar por peças nesta cor, pense em unir modelagens e tons que repassem essa impressão.

Os tons de azul da Zanotti são o Frozen, em um tom mais claro e pastel. O Lace é um tom mais forte e o Atalaia lembra levemente os tons de Marinho. Como o azul também transmite juventude e alegria, abaixo está uma inspiração de um conjunto esportivo.

Modelo da Zanotti com roupas esportivas mostrando o que é psicologia das cores na moda

Amarelo

A cor amarela estimula entusiasmo, alegria, energia, abundância, jovialidade, alerta e otimismo. Assim como o vermelho, o amarelo é uma cor que chama a atenção e desperta a atitude. Tem a capacidade de estimular a concentração e o intelecto das pessoas.

O amarelo ainda traz sensação de conforto e felicidade. Por isso, na confecção de peças desta cor, é preciso pensar que são adeptos do amarelo, pessoas mais ativas alegres que esbanjam sabedoria e otimismo. Podem ser criadas coleções tanto para eventos sociais, como passeios ao ar livre e para usar no dia a dia.

Os tons de amarelo também influenciam na hora da criação. Para uma coleção mais harmoniosa e em tons pastéis, você pode aplicar as cores da Zanotti Marfim ou o Biscoito. Para peças mais alegres, o Tibeton é uma ótima opção. Inspire-se com um body na imagem abaixo.

Modelo de body amarelo uma das cores quentes na psicologia das cores na moda

Verde

O verde é sempre identificado por representar a natureza e a esperança. Mas também simboliza o equilíbrio, a tranquilidade, a juventude, liberdade, renovação, crescimento e boa sorte. Esta cor está ligada às decisões, pensamento abstrato e criativo. Também é responsável pelas respostas afetivas e julgamento social.

Para os psicólogos, esta cor tem a capacidade de acalmar as pessoas e aliviar o estresse, pelo seu tom vibrante e cheio de vida. Os tons mais claros são apropriados para looks festivos, já os mais escuros, como o verde militar ou o musgo, são bastante usados para o trabalho e em situações mais profissionais.

Aqui na Zanotti, os verdes Téos e Loteria fazem sucesso! O Téos é um tom de verde mais pastel, que transmite serenidade. O Loteria é um verde forte, que passa força e otimismo.  

Jovem modelo de lingerie verde na psicologia das cores na moda

Rosa

A cor rosa é a união do vermelho e o branco. É um meio termo entre a euforia e a calma. Está diretamente ligado ao mundo da fantasia, delicadeza, simpatia e romantismo. Ainda, é sinônimo de sensibilidade, charme e compaixão. 

A cor rosa estimula inocência, pureza, feminilidade, delicadeza e afeição.

As pessoas que usam esta cor, em peças masculinas ou femininas, mesclam personalidade e segurança com um toque de delicadeza. Na maioria das vezes, nas confecções femininas, a cor se ajusta à produção de vestidos ou peças mais delicadas, com traços de romantismo e inocência.

A Cartela de Cores da Zanotti possui diversos tons de rosas, indo dos mais fracos, como Rouse e Bubblegum, até os mais fortes, como Racy e Fúcsia. Ainda temos o lançamento Sandía, que transmite serenidade. As criações podem ser diversas nessas cores. Abaixo está a foto de um conjunto de pijama super romântico!

Csal de modelos com roupas intimas rosa na psicologia das cores na moda

Roxo

O roxo normalmente é utilizado para fugir do convencional. E pode ser uma ótima opção de look para quem trabalha em home office, porque atrai criatividade, além de auxiliar na produtividade, na absorção de boas energias e nos bons sentimentos.  

Neste sentido, esta cor é responsável pelo planejamento de ações, movimento e pensamentos. Por outro lado, este tom também estimula a fantasia, mistério e espiritualidade. 

Ou seja, os tons de roxo trazem a mescla ideal de temas futuristas e de fantasia com a seriedade e criatividade necessárias em nossa rotina.  Como o nosso tom Fantástico, um roxo claro com fundo rosado, e o lançamento Odalisca, vibrante e que transmite energias positivas.

Modelo da Zanotti com lingerie em tom de roxo mostrando o que é a psicologia das cores na moda

Cinza e o marrom

Estas duas cores, por serem bem próximas, despertam praticamente as mesmas sensações. Representam solidez, modernidade, intelectualidade, segurança e aconchego. São nuances neutras que permitem uma série de combinações com outras cores.

Como remetem a modernidade e segurança, são cores bastante usuais em ambientes de trabalho, por isso fazem parte de muitos uniformes de empresas.

Os tons de nudes da Zanotti, como o Canela e o Tulipero, são excelentes para criações mais básicas. O cinza Aço permite combinações incríveis com outros tons.

Mãe e filho brincando entre as árvores vestindo roupas que remetem a psicologia das cores na moda

Preto

Um pretinho básico é uma unanimidade em todas as confecções. Se você está na dúvida do que vestir, o preto é sempre uma boa opção.  É a cor do mistério, da nobreza, do luxo e da elegância. Em função da sua versatilidade, é usado com frequência para combinar com outras cores e ressaltar seu significado.

Além disso, dependendo das combinações e do estilo da peça que está sendo desenvolvida, pode trazer sensações diferentes. Pode significar luxo quando usado na produção de um vestido de festa. Ou reforçar o tom de rebeldia de produções relacionadas a tendências como o emo e o grunge.

Modelo da Zanotti com lingerie preta mostrando o que é a psicologia das cores na moda

Branco

Esta cor é sinônimo de paz, inocência, clareza, perfeccionismo, tranquilidade e calma. O branco é responsável pela lógica e pela comunicação. Mas também é sinônimo de elegância e sofisticação. 

Fica muito bem com peças de outras cores, mas sozinho tem um efeito especial. Não é à toa que o branco é a cor oficial dos vestidos de noiva.

Noiva mostrando que o branco é um tom importante na psicologia das cores na moda

Conclusão

É claro que você não precisa saber todos os significados de cor. E nem segui-los de forma rígida. Mas saber mais sobre a psicologia das cores na moda é uma ótima forma de criar peças que transmitem as sensações pretendidas. 

Outra dica importante é conhecer o perfil do consumidor, para determinar as cores que sua coleção vai ter. Também é essencial estar por dentro das principais tendências de cores para as próximas temporadas. 

Aqui no nosso blog, sempre trazemos as apostas das principais referências do ramo como Pantone e WGSN. E você também encontra dezenas de opções em nossa cartela de cores.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a muitos outros conteúdos que vão te ajudar em todas os momentos da sua marca de moda. 

Fonte: zanotti

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