Estudos científicos mostram que as cores podem causar várias sensações e emoções. Saiba como aplicar a psicologia das cores na moda!
Você é daquelas pessoas que escolhe a cor da roupa de acordo com o seu estado de espírito? Se está feliz, veste roupas mais coloridas, se está calmo e sereno, usa roupas claras, ou se está em um dia triste ou chato, usa roupas escuras, do cinza ao preto?
Pois saiba que as cores influenciam diretamente nas nossas emoções. A chamada psicologia das cores é utilizada em diversos setores – do marketing à moda!
Pensando desta forma, na hora de pensar em sua nova coleção, você precisa estudar e conhecer a influência da psicologia das cores na moda. Assim, poderá produzir peças que cumpram o objetivo e transmitam as emoções desejadas.
Por que a psicologia das cores na moda deve ser usada?
O estímulo das cores está diretamente ligado à visão, e vai direto para o cérebro, provocando uma reação imediata. Mesmo sem saber ou perceber em um primeiro instante, cada cor transmite um significado que pode ser aplicado de forma mais ampla.
Neste sentido, a psicologia das cores reconhece algumas emoções primárias do ser humano, como raiva, medo, nojo, tristeza, aceitação, alegria e curiosidade. Estudos da psicologia mostram que cada um destes sentimentos é representado por uma cor, desempenhando um papel que influencia no comportamento das pessoas.
Este mesmo estudo ainda traz algumas considerações. Como o fato que as cores quentes transmitem a sensação de energia, atividade e entusiasmo. E as cores frias terem maior relação com a calmaria e o profissionalismo.
Portanto, compreender a psicologia das cores é o primeiro passo para escolher as nuances da sua coleção. O estudo identifica padrões na maneira com que as cores são percebidas e identificadas pelo cérebro.
Qual é o significado das cores?
Agora que você já sabe que cores transmitem emoções, é hora de conhecer cada uma delas. E também entender como a psicologia das cores funciona aplicada à moda.
Vermelho
Desde que o mundo é mundo, a cor vermelha remete à soberania. Antigamente, apenas os nobres usavam roupas na cor vermelha, pois os plebeus não tinham dinheiro para comprar os corantes para tingir as roupas.
Atualmente, este tom quente representa a sensualidade, a energia, a coragem, o poder, dinamismo e luxo. O vermelho mais escuro transmite firmeza e elegância.
É uma cor que está ligada ao dinamismo, à vontade de agir, de entrar em ação. Experiências mostram que o vermelho tem maior capacidade de estimular o corpo humano.
Ao optar por esta cor na sua confecção, você estará despertando várias sensações e emoções, com destaque para a paixão, o calor, perigo, fúria ou excitação. É uma cor muito usada em momentos especiais, festivos, que irá demonstrar alegria e realizações.
Veja na imagem abaixo um conjunto de moda íntima na cor vermelha. Pura sensualidade, não é mesmo?
Azul
O azul é uma cor fria e se relaciona com as sensações de harmonia, confiança, credibilidade, tecnologia, higiene, tranquilidade e inteligência. Já os tons mais escuros de azul transmitem profundidade, poder e sabedoria.
Este tom é muito usado para determinar profissionalismo e seriedade. Pessoas de negócios e gestores de empresas, por exemplo, costumam usar esta cor, fugindo um pouco do tradicional preto e branco.
Ao optar por peças nesta cor, pense em unir modelagens e tons que repassem essa impressão.
Os tons de azul da Zanotti são o Frozen, em um tom mais claro e pastel. O Lace é um tom mais forte e o Atalaia lembra levemente os tons de Marinho. Como o azul também transmite juventude e alegria, abaixo está uma inspiração de um conjunto esportivo.
Amarelo
A cor amarela estimula entusiasmo, alegria, energia, abundância, jovialidade, alerta e otimismo. Assim como o vermelho, o amarelo é uma cor que chama a atenção e desperta a atitude. Tem a capacidade de estimular a concentração e o intelecto das pessoas.
O amarelo ainda traz sensação de conforto e felicidade. Por isso, na confecção de peças desta cor, é preciso pensar que são adeptos do amarelo, pessoas mais ativas alegres que esbanjam sabedoria e otimismo. Podem ser criadas coleções tanto para eventos sociais, como passeios ao ar livre e para usar no dia a dia.
Os tons de amarelo também influenciam na hora da criação. Para uma coleção mais harmoniosa e em tons pastéis, você pode aplicar as cores da Zanotti Marfim ou o Biscoito. Para peças mais alegres, o Tibeton é uma ótima opção. Inspire-se com um body na imagem abaixo.
Verde
O verde é sempre identificado por representar a natureza e a esperança. Mas também simboliza o equilíbrio, a tranquilidade, a juventude, liberdade, renovação, crescimento e boa sorte. Esta cor está ligada às decisões, pensamento abstrato e criativo. Também é responsável pelas respostas afetivas e julgamento social.
Para os psicólogos, esta cor tem a capacidade de acalmar as pessoas e aliviar o estresse, pelo seu tom vibrante e cheio de vida. Os tons mais claros são apropriados para looks festivos, já os mais escuros, como o verde militar ou o musgo, são bastante usados para o trabalho e em situações mais profissionais.
Aqui na Zanotti, os verdes Téos e Loteria fazem sucesso! O Téos é um tom de verde mais pastel, que transmite serenidade. O Loteria é um verde forte, que passa força e otimismo.
Rosa
A cor rosa é a união do vermelho e o branco. É um meio termo entre a euforia e a calma. Está diretamente ligado ao mundo da fantasia, delicadeza, simpatia e romantismo. Ainda, é sinônimo de sensibilidade, charme e compaixão.
A cor rosa estimula inocência, pureza, feminilidade, delicadeza e afeição.
As pessoas que usam esta cor, em peças masculinas ou femininas, mesclam personalidade e segurança com um toque de delicadeza. Na maioria das vezes, nas confecções femininas, a cor se ajusta à produção de vestidos ou peças mais delicadas, com traços de romantismo e inocência.
A Cartela de Cores da Zanotti possui diversos tons de rosas, indo dos mais fracos, como Rouse e Bubblegum, até os mais fortes, como Racy e Fúcsia. Ainda temos o lançamento Sandía, que transmite serenidade. As criações podem ser diversas nessas cores. Abaixo está a foto de um conjunto de pijama super romântico!
Roxo
O roxo normalmente é utilizado para fugir do convencional. E pode ser uma ótima opção de look para quem trabalha em home office, porque atrai criatividade, além de auxiliar na produtividade, na absorção de boas energias e nos bons sentimentos.
Neste sentido, esta cor é responsável pelo planejamento de ações, movimento e pensamentos. Por outro lado, este tom também estimula a fantasia, mistério e espiritualidade.
Ou seja, os tons de roxo trazem a mescla ideal de temas futuristas e de fantasia com a seriedade e criatividade necessárias em nossa rotina. Como o nosso tom Fantástico, um roxo claro com fundo rosado, e o lançamento Odalisca, vibrante e que transmite energias positivas.
Cinza e o marrom
Estas duas cores, por serem bem próximas, despertam praticamente as mesmas sensações. Representam solidez, modernidade, intelectualidade, segurança e aconchego. São nuances neutras que permitem uma série de combinações com outras cores.
Como remetem a modernidade e segurança, são cores bastante usuais em ambientes de trabalho, por isso fazem parte de muitos uniformes de empresas.
Os tons de nudes da Zanotti, como o Canela e o Tulipero, são excelentes para criações mais básicas. O cinza Aço permite combinações incríveis com outros tons.
Preto
Um pretinho básico é uma unanimidade em todas as confecções. Se você está na dúvida do que vestir, o preto é sempre uma boa opção. É a cor do mistério, da nobreza, do luxo e da elegância. Em função da sua versatilidade, é usado com frequência para combinar com outras cores e ressaltar seu significado.
Além disso, dependendo das combinações e do estilo da peça que está sendo desenvolvida, pode trazer sensações diferentes. Pode significar luxo quando usado na produção de um vestido de festa. Ou reforçar o tom de rebeldia de produções relacionadas a tendências como o emo e o grunge.
Branco
Esta cor é sinônimo de paz, inocência, clareza, perfeccionismo, tranquilidade e calma. O branco é responsável pela lógica e pela comunicação. Mas também é sinônimo de elegância e sofisticação.
Fica muito bem com peças de outras cores, mas sozinho tem um efeito especial. Não é à toa que o branco é a cor oficial dos vestidos de noiva.
Conclusão
É claro que você não precisa saber todos os significados de cor. E nem segui-los de forma rígida. Mas saber mais sobre a psicologia das cores na moda é uma ótima forma de criar peças que transmitem as sensações pretendidas.
Outra dica importante é conhecer o perfil do consumidor, para determinar as cores que sua coleção vai ter. Também é essencial estar por dentro das principais tendências de cores para as próximas temporadas.
Aqui no nosso blog, sempre trazemos as apostas das principais referências do ramo como Pantone e WGSN. E você também encontra dezenas de opções em nossa cartela de cores.
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Fonte: zanotti