Reunimos as principais apostas do mercado para você ficar por dentro do que vai estar em alta nesta estação.
A primavera/Verão 22/23 traz às vitrines e às ruas leveza, cores e um uma sensação de esperança. Os tons vivos e alegres procuram trazer a alegria depois de um período de pandemia.
O calor intenso está chegando para ficar e as roupas de verão já estão aparecendo pelas ruas. Então que tal conhecer as principais tendências da Primavera/Verão 22/23? Continue a leitura.
10 tendências para apostar na Primavera/Verão 22/23
Nessa estação vamos ver muita novidade nas ruas: da moda praia sendo trazida para o dia a dia, até tecidos diferentes na produção. Você também verá looks vibrantes, opções mais leves, recortes e comprimentos diferenciados e muito mais.
O design e as cores serão utilizados para energizar o corpo e a mente, trazendo também o artesanato, recortes e referências de outras décadas para a moda.
Breezy dress
Esse modelo de vestido já esteve em alta em outras estações e com as combinações certas pode aparecer inclusive em looks de Outono/Inverno. A principal característica desse tipo de peça são suas camadas.
O vestido é produzido em um tecido leve e o modelo é amplo, garantindo conforto e mobilidade. Também pode ter babados nas camadas e, quando esse modelo é combinado com uma cor de destaque, é certeza de um look que é a cara do verão.
Alguns vestidos Breezy Dress possuem mangas bufantes e golas retas. A vantagem é que esse modelo pode ser combinado com diversos acessórios e mesmo assim não perde a sua essência romântica.
Barbiecore
Tons de rosa dos mais diversos vão dominar as ruas na Primavera/Verão 22/23. Do pink, que segue a tendência das cores vibrantes das últimas estações, até o rosé, ideal para produções mais delicadas.
O certo é que o rosa veio pra ficar e pode ser usado numa infinidade de composições. Dos looks descontraídos para um passeio, até produções mais formais para o trabalho. Tudo vai depender do tom e da combinação das peças.
Muito popular entre a Geração Z, o Barbiecore também é uma tendência reflexo da pós-pandemia, com as pessoas abusando da cor de rosa para expressar alegria.
Recortes diferentes
A pele à mostra já é marca registrada dos dias mais quentes. Desta vez, ela surge com recortes diferenciados. As calças jeans com recorte na lateral do quadril são o exemplo perfeito de adaptação das tendências vistas nas passarelas.
Mas também vale usar, por exemplo, calças com recortes estratégicos nas coxas, ou ousar mais, deixando inclusive a lingerie à mostra!
Beachwear no dia a dia
O maiô sendo usado como body talvez seja a forma mais convencional dessa tendência. Mas por que não trazer para os looks do dia a dia também outros elementos, como o biquíni cortininha?
Essa é uma das possibilidades dessa tendência que traz o beachwear para as ruas, mesmo em locais nada praianos. Se você quer apostar de forma discreta, uma boa opção é combinar com uma terceira peça, como uma camisa leve.
Inclusive, esse truque de styling tem tudo a ver com a tendência do próximo tópico.
Transparência colorida
A transparência tende a trazer um ar sexy para as produções. Mas outra possibilidade é usar esse recurso para um look descontraído.
A aposta da vez é montar produções com peças coloridas, mas com transparência. Desta forma, o corpo fica coberto, mas não fica escondido, o que traz muita informação de moda.
Nas passarelas, o que vimos foram produções inteiras transparentes, sejam com uma única peça, como os vestidos ou os conjuntinhos. Para aproximar essa ideia do dia a dia, vale apostar em camisas de tecidos mais fininhos, que deixem a lingerie levemente à mostra. Outra opção é combinar esses tecidos mais finos com sutiãs de cores mais fortes, evidenciando a peça íntima.
Franjas
As franjas, que são marca registrada do estilo boho, seguem em alta na Primavera/Verão 22/23. E elas podem aparecer nas mais variadas peças: das saias às bolsas.
Quando a franja é mais longa, traz ideia de movimento para o look. Já se a escolha for por franjas mais curtas e amontoadas, você terá o efeito das plumas e seu glamour. Vale apostar, mesmo que nos detalhes.
Cintura baixa
Essa é uma das eternas “guerras” do mundo da moda. Se por um lado as calças de cintura alta vem ganhando cada vez mais fãs, a cintura baixa voltou com tudo com a retomada das tendências dos anos 2000.
Para montar um look que reúne várias das tendências trazidas aqui e seja a cara da primavera/verão 2022, que tal juntar a cintura baixa com o barbiecore e as peças de moda praia?
Rendas
A renda é mais uma novidade para as próximas estações. Geralmente associadas a sensualidade ou ao romantismo, desta vez, podem ser usadas na composição de looks descontraídos, inclusive em conjunto com as peças com transparência.
Para as pessoas que são adeptas do estilo romântico, vale combinar a renda com babados e laços. Se o foco for a sensualidade, após na renda como um forro para peças mais transparentes.
Dopamine dressing
Já falamos aqui no blog sobre como a pandemia influencia na moda. E isso também tem relação com as cores que temos visto. Os tons que estão em alta têm relação direta com a necessidade de nos expressarmos, levantar o astral e recuperarmos a energia e vitalidade depois de um período muito conturbado.
A WGSN, uma das maiores autoridades do segmento, apostou na Apricot Crush como cor do ano 2023/2024. Trata-se de um tom de laranja vibrante, que reúne tudo o que mencionamos acima.
Tudo isso deu origem ao dopamine dressing. Uma tendência que traz cor e vida para as produções e pode se assemelhar, inclusive, ao color blocking, muito usado em outros anos.
Looks monocromáticos
Se você gosta da pegada mais colorida dessas estações, mas ainda não está pronta para arriscar uma mescla de tons, que tal apostar no monocromático?
Looks monocromáticos costumam transmitir elegância e sofisticação e transitam muito bem do ambiente de trabalho até o happy hour. Tudo depende da cor e da modelagem escolhida.
Como você pode perceber, as tendências para a próxima estação são super diversas. Muitas delas a gente já está vendo nas ruas. Em qual você vai apostar?
Independente da estação, uma coisa que nunca sai das ruas são as peças de moda atemporal. Você já conhece? Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre esse conceito!
Fonte: zanotti