Quando os maiôs e biquínis da era “Baywatch” reinaram na década de 1990, o alívio para muitas mulheres veio na forma do tankini — uma silhueta regata que oferecia mais cobertura do que a maioria das duas peças, mas ainda podia ser modesto, desportivo ou sexy.
Foi uma das poucas inovações em uma época em que os estilos de natação femininos atendiam apenas a alguns tipos de corpo e preferências de estilo — e até recebeu o selo de aprovação na capa da edição de maiô de 1990 da Sports Illustrated.
Mas agora a roupa de banho entrou em uma nova era de ouro, e a silhueta do maiô mudou. Em vez das mesmas rotações de reviravoltas sazonais nas mesmas peças de uma e duas peças, os banhistas podem encontrar praticamente qualquer estilo para atender às suas necessidades, desde uniformes com inclusão de gênero de marcas como TomboyX e Beefcake, até a modesta linha de desempenho da Nike, lançada em 2019, que inclui um hijab.
E enquanto o biquíni de tanga favorito dos influenciadores ainda está por aí e chutando, há também uma série de opções de cobertura mais completa chegando ao mercado que ainda evocam o sex appeal da praia.
Veja o mais recente empreendimento Skims de Kim Kardashian, por exemplo: uma linha de roupas de banho em vários tamanhos com imagens de campanha que remetem à vibe bombástica dos anos 80.
Mas os estilos até agora incluem trajes de ciclismo, shorts de cintura média e mangas compridas, além de “monoquínis” recortados, tops de biquínis triangulares e bandeaus.
As mulheres que procuram ternos de tamanho grande não precisam mais aceitar ofertas escassas — na Miami Swim Week em julho, designers como Cupshe e Bfyne revelaram coleções com tamanhos que variam de fofos e tropicais ao auge do glamour à beira da piscina.
Para Becca McCharen-Tran, fundadora da marca Chromat, com sede em Nova York, cujos looks de auto-estima estão na vanguarda da moda praia inclusiva, a mudança é bem-vinda.
“A cultura mudou e as roupas de banho estão mudando para atender a esse momento cultural”, disse ela à CNN em entrevista por telefone. “Eu acho que é emocionante.”
As novas ‘regras da piscina’
A Chromat liderou a campanha na última década com projetos e campanhas experimentais centrando diversos modelos de diferentes etnias, tipos de corpo, habilidades, gêneros e sexualidades.
A inovadora campanha “Pool Rules” da gravadora fez sucesso em 2018 com seu “Babe Guard”, um riff brincalhão no tropo salva-vidas, cujos modelos incluíam a sobrevivente de câncer de mama Ericka Hart, a falecida ativista dos direitos dos deficientes Mama Cax e a positividade do corpo. advogada Denise Bidot.
“Nossos corpos são onde vivemos”, escreveu Bidot em um editorial para a Teen Vogue sobre a importância da campanha para ela, “e, portanto, precisamos nos mostrar amor incondicional de dentro para fora”.
McCharen-Tran disse que os trajes de banho se tornaram a linha mais popular da Chromat — em grande parte por causa de suas campanhas.
“Swimwear é este produto que combina nosso espírito de celebrar todos os tipos de corpo nesta roupa que pode ser tão tensa e tão vulnerável”, disse ela.
“Nossas campanhas (eram) tão diferentes das escolhas de elenco convencionais. Acho que as pessoas realmente se sentiram pessoalmente conectadas à mensagem que estávamos enviando.”
A coleção mais recente da Chromat, uma colaboração com o artista Turmaline, inclui designs para pessoas “que não dobram”, oferecendo maiôs com bolsas criadas com mulheres trans e pessoas não binárias em mente.
A coleção vibrante apresenta tiras e fivelas separadas, uma peça recortada, saias e shorts de natação, tops de bustiê e ternos esportivos com zíper.
“Não há apenas uma maneira singular de mulheres trans aparecerem no espaço público”, disse McCharen-Tran sobre a coleção. “Podemos ir contra essa expectativa de como o que significa feminilidade, ou femme significa.”
Estilo uniforme
Mas por muitas décadas, roupas de banho e feminilidade seguiram um caminho estreito, ditado pelos ideais de Hollywood.
As décadas de 1950 e 1960 anunciaram muitos dos primeiros designs icônicos de maiôs, de acordo com Jacqueline Quinn, consultora de moda e professora adjunta do Fashion Institute of Technology e da Parsons School of Design, em Nova York.
As mulheres que os usavam nas telonas passaram a definir o corpo de praia: Marilyn Monroe em um deslumbrado maiô na romcom “How to Marry a Millionaire”, Deborah Kerr em um terno de frente única no romance de guerra “From Here to Eternity, ” e Ursula Andress em um biquíni branco com cinto largo para o filme de James Bond “Dr. No.”
“Normalmente Hollywood era o trampolim e as revistas seguiriam”, disse Quinn em entrevista por telefone. “Houve quase uma ditadura da tendência — não indo atrás da individualidade, mas mais do tipo de mentalidade de imitação.”
As décadas seguintes cimentaram ainda mais o arquétipo da bomba de biquíni esbelta, mas curvilínea, da sequência de devaneios em câmera lenta à beira da piscina de Phoebe Cates em “Fast Times at Ridgemont High” a Reese Witherspoon em “Legally Blonde” filmando o ensaio em vídeo de Elle Woods em um jacuzzi.
Quinn apontou para o Miracle Suit — um precursor do shapewear da Spanx e Athleta que se tornou popular na década de 1990 — como sendo uma das poucas marcas a oferecer uma ampla variedade de tamanhos (embora o “milagre” prometido de parecer 10 libras slimmer é de levantar as sobrancelhas para os padrões de hoje).
Mudança de maré
Agora, Quinn está empolgada com a inovação que ela vê surgindo na indústria, desde a abordagem baseada em dados da Summersalt para medir 10.000 mulheres para obter melhores ajustes, até os trajes de banho da Victory Adaptive para crianças com deficiência, apresentando estilos com fechos laterais de velcro e aberturas para tubos de alimentação .
Rebecca Saygi, estrategista de roupas de banho e roupas ativas da WGSN, concorda que a indústria de roupas de banho se tornou mais expansiva em quem eles estão vestindo — e por quais razões.
“As marcas estão se conscientizando do fato de que os consumidores são mais propensos a comprar um produto quando veem alguém com quem se identificam associado a esse produto”, disse Saygi por e-mail. “Ser mais inclusivo abre as marcas para uma base de clientes muito mais ampla.”
Mas ela também vê bem-estar, esportes aquáticos e roupas ativas tendo maior influência no mercado — em parte acelerado pelos efeitos da pandemia. Esses estilos atléticos atendem às necessidades dos banhistas que procuram mais cobertura da pele além dos encobrimentos.
“Vemos que as marcas começam a se expandir para essas categorias com coletes eruptivos, silhuetas de mangas compridas e opções de natação mais funcionais e um pouco mais modestas”, disse ela, apontando para marcas como One One e Verdelimon.
McCharen-Tran sugeriu que a Chromat também pode explorar opções de cobertura para modéstia ou proteção solar, como leggings de natação, mas ainda priorizando estilos para todos. Isso inclui a opção de usar “um fiozinho minúsculo”, não importa o tamanho, em vez de fazer ternos que tentam “cobrir o máximo possível do seu corpo”.
“Acho que representa uma mudança maior sobre como nos sentimos ao mostrar nosso corpo. Não temos mais vergonha disso e não precisamos escondê-lo”, disse ela.
“Estamos chegando ao ponto de se cobrir completamente se é isso que você quer, ou estar em uma tanga se é isso que você quer, e tudo mais. São apenas opções diferentes para todos aparecerem na festa.”
Fonte: cnnbrasil