Óculos de sol, ou óculos escuros, sempre protegeram contra a forte luz solar, mas será que existem mais “cortinas” do que pensamos? As pupilas dos nossos olhos são delicadas e reagem imediatamente a luzes fortes. Protegê-los contra a luz – até mesmo o brilho refletido na neve – é importante para todos.
Os montanhistas do Himalaia usam óculos exatamente para esse propósito. A proteção é parcialmente função dos óculos de sol. Mas os óculos com lentes escuras ou coloridas tornaram-se acessórios de moda e itens de assinatura pessoal.
Pense no vasto e famoso colecionador de óculos de sol Elton John, com suas extravagâncias em forma de coração com lentes rosa e muitos outros. Quando começou esse interesse em proteger os olhos e em que ponto os óculos escuros se tornaram uma afirmação social e também uma proteção física?
Tradições antigas
O imperador romano Nero segurava pedras preciosas polidas nos olhos para proteção solar enquanto observava a luta de gladiadores.
Sabemos que o Copper Inuit do extremo norte do Canadá e o Yupik do Alasca usavam óculos de neve de vários tipos, feitos de chifres ou barbatanas de baleia e com pequenas fendas horizontais. Eles olhavam através deles e ficavam protegidos da luz brilhante da neve durante a caça. Ao mesmo tempo, os buracos oculares muito estreitos ajudavam-nos a concentrar-se nas presas.
Na China do século 12, os juízes usavam óculos de sol com lentes de quartzo fumê para esconder as expressões faciais – talvez para manter a dignidade ou para não transmitir emoções.
Os primeiros óculos foram produzidos em Veneza, com suas habilidades de longa data na fabricação de vidro concentradas nas ainda famosas ilhas de Murano.
No século 18, nobres damas venezianas seguravam óculos verdes com armação de tartaruga sobre os olhos, um desenho semelhante a um espelho de mão. Os “vetri da gondola” (óculos para gôndola) ou “da dama” (para senhoras) eram usados para proteger os seus olhos e os dos seus filhos da luz solar, enquanto os gondoleiros os remavam pelos canais venezianos.
Óculos, celebridade e guerra
Ricos em significado
Existem centenas de designs diferentes no mercado hoje. Muitos podem ser adquiridos em qualquer farmácia. Os óculos escuros estão por toda parte: usados na rua, para dirigir, na praia e na quadra de tênis.
Os óculos de sol são ricos em significados diferentes. Eles protegem da luz solar intensa e protegem os usuários do contato próximo com outras pessoas. Eles também permitem que os usuários observem outras pessoas sem serem detectados.
São acessórios marcantes preferidos por celebridades, estrelas de cinema e influenciadores da moda de todos os tipos. Para algumas celebridades, os óculos de sol tornaram-se parte de seu caráter. Eles projetam uma aura quase poderosa para alguém como a editora-chefe da Vogue, Anna Wintour.
Para Stevie Wonder, que usa óculos escuros porque é legalmente cego, eles passaram a simbolizar a sua personalidade particular, a sua capacidade única e o seu estatuto icónico.
Fonte: cnnbrasil