Sophia @princesinhamt
Fashion

Funil de vendas: como aplicar no seu negócio de moda

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8 min (tempo estimado de leitura)

O funil de vendas é uma ótima ferramenta para identificar a jornada de compra dos seus clientes. Entenda como aplicar no seu negócio!

Você já ouviu falar de funil de vendas? Essa é uma ferramenta muito importante para os departamentos de marketing e vendas de qualquer negócio, sendo assim, você não pode desconsiderá-lo para ter melhores resultados no mercado de moda.

O funil de vendas pode ser aplicado em muitos contextos, mas seu conceito geral é de representar todas as etapas que uma pessoa passa até virar cliente da sua empresa. 

O funil tem início na etapa que a pessoa percorre desde que percebe que tem um problema, ou decide buscar um produto, passa pela decisão de compra e vai até a manutenção ou não do relacionamento com a empresa.

Continue a leitura, conheça todas as etapas do funil e entenda os benefícios de aplicar em seu negócio de moda

 

O que é funil de vendas

Existe uma forma muito simples de explicar esse termo: pense que você é dona de uma loja de roupas. É normal que, ao longo do dia, muitas pessoas entrem no estabelecimento. 

Mas, dessas pessoas, quantas vão adquirir uma peça? Quantas de fato vão avançar e virar clientes? Quantos vão comprar com recorrência?

Ou, transferindo o exemplo para o mundo digital: quantas pessoas podem trocar a loja física por um e-commerce? A lógica que se aplica é a mesma.

Além disso, o site de vendas on-line recebe uma determinada quantidade de visitas por dia. Mas desses visitantes quantos viram leads e clientes? Juntando todas essas informações, fica fácil entender como funciona o funil. 

O funil de vendas é um método que mostra a jornada do consumidor desde o primeiro contato com a empresa até o momento da venda ou do pós-vendas. Muitos leads – possíveis clientes – entram na etapa da atração – topo do funil – e ao longo de todo o processo de vendas, isso vai se afunilando e algumas pessoas ficam pelo caminho. 

 

Benefícios para seu negócio de moda

Tendo um funil de vendas bem estruturado você consegue, por exemplo, identificar em que etapa dessa jornada de compra o seu possível cliente se encontra. Ter esse tipo de informação é essencial para saber o momento certo de realizar uma oferta, ou de ajudar a pessoa a tirar suas dúvidas. 

Você também consegue identificar, por exemplo, as taxas de conversão do seu negócio. De um determinado número de visitantes, quantos viraram clientes? Entender esse número é muito importante também para ter um panorama do andamento do negócio e para formular estratégias de reversão desses números.

 

Etapas do funil de vendas

Como mencionamos no primeiro tópico, um funil de vendas pode ser aplicado em diferentes contextos. O exemplo que trazemos aqui detalha 5 etapas, desde a atração do cliente até o fechamento e a fidelização da venda.

Atração

Esse é o momento do primeiro contato da pessoa com a sua empresa. Pode ser por meio de um anúncio ou de um conteúdo encontrado via busca orgânica, por exemplo.

É o momento em que a pessoa passa a saber da existência da sua marca. Essa atração pode gerar uma visita no site, ou no perfil do Instagram, entre outros.

Aqui é importante mostrar a credibilidade e o perfil do seu negócio de moda. Dessa forma, o cliente cria confiança em você e tira as conclusões se encontra o que está procurando.

 

Conversão

Você já baixou o nosso vídeo-book? Se sim, com certeza deixou alguns dados como o seu nome e e-mail para receber o material. Esse processo é chamado de conversão. Ou seja, quando um visitante – na etapa da atração – realiza uma ação em seu site e deixa seus dados de contato. 

A partir desse momento, o visitante se torna um lead e com isso vai avançando na jornada do cliente, até o momento da venda.

O cliente, neste ponto, já tem algumas informações relevantes sobre sua marca. Mas, como você verá nos tópicos seguintes, é importante alimentar um bom relacionamento para realizar a venda.

 

Relacionamento

O relacionamento é uma etapa importantíssima de todo o ciclo de vendas. O contato com o cliente deve ser constante. Sua empresa deve estar à disposição para tirar dúvidas e auxiliar no que for necessário, para que o possível cliente avance em sua jornada.

Ter cuidado para esclarecer todas as dúvidas, apresentar que você está preparado para atendê-lo e preocupar-se com a experiência do cliente é importante neste processo.

imagem mostra duas mulheres conversando, representando a etapa de relacionamento no funil de vendas

Venda

Aqui é onde o time de vendas e a equipe comercial realmente entram em ação. Esse momento pode acontecer quando o lead – ou possível cliente – solicita um orçamento ou uma consultoria, o que é chamado de levantada de mão. 

Ou seja, a pessoa tem interesse em entender melhor seus produtos ou serviços e pede um contato. Além disso, se a equipe entender que a pessoa está pesquisando informações sobre a empresa, acessando páginas de produtos, ou incluindo algo no carrinho, por exemplo, a equipe comercial pode tentar um contato. Afinal, as ações da pessoa dentro do nosso site demonstram que ela tem interesse comercial. 

mulher entregando sacola para uma cliente em uma loja de roupas

Fidelização do cliente

Se você pensa que o relacionamento com o cliente termina no momento da venda, está enganado! A partir da venda, começa um outro momento: o pós-vendas, que busca a fidelização do cliente.

Você pode aproveitar esse momento para auxiliar o cliente com possíveis dúvidas, enviar dicas em uma lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail. Mantendo esse relacionamento, você consegue fidelizar o cliente de forma muito mais simples e aumentar também a recorrência das vendas. 

Aqui, você também pode utilizar estratégias como o cross selling e o up selling.

 

Como utilizar a produção de conteúdo no funil de vendas

Nos tópicos acima, nós falamos sobre os diferentes estágios que uma pessoa pode percorrer dentro do funil de vendas. Mas, como fazer uma pessoa que está lá no início, no momento da atração, avançar até a venda? Muitas vezes, será necessário um “empurrãozinho”. 

E para isso você pode usar as estratégias de produção de conteúdo, que inclusive já explicamos em outro artigo aqui do blog. O ideal é você investir em produção de conteúdo para os diferentes estágios do funil (topo de funil, meio de funil e fundo de funil), pensando em quem é ou não é cliente ainda.

Isto ajuda a dar força para sua marca. Para seu negócio de moda, por exemplo, dar dicas de tendências, combinações de looks e assuntos relacionados pode ajudar o seu lead na decisão de compra.

 

Quer mais dicas de gestão, vendas e organização do negócio? Continue acompanhando o nosso blog

Fonte: zanotti

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