O aniversário de um ano é uma das datas mais importantes durante o crescimento do bebê. Afinal, a partir desta idade os pequenos começam a se desenvolver, bem como se mostram atentos a alguns estímulos cognitivos.
A festa de 1 ano surge para comemorar essa fase tão gostosa da vida: onde tudo é novidade e, a cada novo passo, se torna uma conquista (tanto para a mamãe e papai quanto para a própria criança). Por esse motivo, ela merece uma comemoração bem organizada, concorda?
Para te ajudar, montei um conteúdo com dicas de como preparar uma festa de 1 ano e inspirações de temas para aderir. Confira!
Conteúdo
Como organizar uma festa de 1 ano para meu filho?
A organização de uma festa de 1 ano começa pelo planejamento. Não tem para onde fugir! Aqui, é preciso pensar em tudo: qual roupa especial o aniversariante usará? Quantas pessoas serão convidadas? Qual a verba disponível para a festa? Perguntas como essas, devem estar em sua mente logo no início de tudo.
Pode ficar tranquila! Para que você não esqueça de nada, listei abaixo o passo a passo necessário para organizar uma festa de 1 ano. Vamos lá?
1. Se planeje financeiramente
O planejamento financeiro é essencial para você não se endividar com a festa do bebê. Aqui, é preciso ter uma boa educação financeira e utilizar apenas o dinheiro que está disponível para o evento.
Ao descobrir o valor que você pode — ou não — gastar, será muito mais simples tomar decisões que envolvam o dinheiro. Como a decoração, a comida e o espaço da festa. Afinal, dessa forma, você escolherá conforme as suas condições.
Não existe uma tabela de valores para organizar uma festa de 1 ano. O importante é você faça isso conforme a renda e as despesas da família.
2. Defina o local da festa e a quantidade de convidados
Agora, chegou uma das partes mais temidas na organização de uma festa: montar a lista de convidados. Quando o evento é menor, com um estilo mais intimista e apenas para pessoas próximas, a escolha de quem chamar ou não chamar, fica ainda mais difícil.
Entendo mamãe, essa é uma data importante para família e você, provavelmente, tem vontade de chamar todos os conhecidos. Entretanto, nem sempre essa é uma realidade possível de aderir.
Por esse motivo, é preciso que você priorize as pessoas que estão mais próximas do dia a dia da criança.
Ah, e outro ponto: essa lista precisa ser feita de acordo com a quantidade de pessoas que o local do evento consegue comportar, ok? Nada de ultrapassar os limites, viu? Caso contrário, não será possível receber os seus convidados da forma que eles realmente merecem.
3. Pense em um cardápio que agrade o paladar da família
Esse ponto não tem segredo, para o cardápio da festa de 1 ano você pode investir em comidas típicas de aniversário infantil, como:
- Coxinhas;
- Bolinhas de queijo;
- Kibes;
- Mini-pizzas;
- Lanchinhos naturais;
- Cachorro quente;
- Pão de queijo;
- Brigadeiro, beijinho e outros doces típicos.
Atenção: caso decida fazer o cardápio da festa você mesma, lembre-se de escolher receitas simples e com um preparo rápido. O dia da festa será bem corrido para você, mamãe. Então, adiante o máximo de coisas antes do evento.
4. Monte um convite lúdico e atrativo
O convite para festa de aniversário precisa ser lúdico e atrativo para as crianças. Além disso, você precisa inserir a data do evento, o local, o horário e, caso necessário, o estilo de roupa que os convidados precisam usar.
Em um outro post, mostramos inspirações e diferentes modelos de convites para festa infantil. Dê uma olhadinha e confira algumas opções que você pode aderir!
5. Não se esqueça das atrações da festa
As atrações da festa de um ano precisam ser lúdicas e educativas, afinal, é uma festa infantil. Entretanto, você não precisa se limitar a apenas atividades para bebês com essa idade, tá bom?
Caso convide crianças de 6, 8, até 12 anos, vale montar espaços divertidos para que elas possam se divertir. Um cantinho com espaço para fazer experiências divertidas é uma excelente escolha para entreter os pequenos (as).
Nesse caso, o importante é usar a sua criatividade e escolher uma atração que divirta as crianças e os adultos. Dessa forma, não tem erro! Todo mundo sairá superfeliz da sua festa.
Temas para festas de 1 ano: 3 opções para meninas e meninos
Agora que você já sabe os passos básicos para fazer uma festa de 1 ano, preparei inspirações de temas criativos, que vão surpreender os seus convidados. Olha só!
Kim, nessa parte de temas, é interessante inserir uma imagem de inspiração para cada um deles.
Festa de 1 ano de ursinhos
Como as crianças de 1 ano ainda não entendem muito as coisas, elas não ligam para personagens (como a Barbie, as Princesas ou os Super-Heróis). Para ela, tudo o que importa é que o desenho seja fofinho e amigável.
Por esse motivo, a decoração com tema de ursinhos é uma excelente escolha para você investir. Clássica, atemporal e clean, ela ficará muito linda nas fotografias do evento e, acima de tudo, deixará o seu bebê mais feliz.
Festa de 1 ano com tema safari
O tema de festa safari é uma excelente escolha para aderir aos aniversários de meninas e meninos. Elaborado com uma decoração bem colorida e cheia de animais, ele deixa a festa mais divertida e encanta o coração dos mais novos.
Festa de 1 ano com temática de circo
O tema circense é a alternativa perfeita para quem deseja montar uma decoração com cores vivas, como o vermelho, o amarelo e o azul. E, claro, além de linda, essa opção é muito divertida e cria um ambiente perfeito para cantar os parabéns do seu filho.
Enfim… Com todas essas dicas e inspirações, você está pronta (a) para organizar a festa de 1 ano do seu bebê. Após o dia do evento, compartilhe com a gente como foi a comemoração desta data tão especial. Toda a equipe Brandili está ansiosa pelo seu feedback!
Ah, e não vai embora ainda não! Continue acompanhando nosso blog e confira outras dicas sobre o universo infantil. Aproveite e conheça algumas maneiras de comemorar o mêsversário do bebê, até que ele tenha um ano.
Fonte: blog brandili