Para a safra 23/24, a estimativa de Mato Grosso para produção de algodão é de 5,9 milhões de toneladas, em 1,36 milhão de hectares cultivados. E é com o objetivo de ressaltar o potencial produtivo do estado e a contribuição com a indústria têxtil, que o evento Chapada Fashion foi lançado nesta terça-feira (30) com o tema “O Algodão de Mato Grosso Veste o Mundo”.
A 4ª edição do evento que antecede o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, a 65 km de cuiabá, está prevista para o final de junho.
Serão apresentadas peças exclusivas produzidas com essa fibra versátil e emblemática. O destaque do evento será o desfile da estilista alagoana Martha Medeiros.
Martha é um ícone da moda nacional e internacional, com criações que mesclam a tradição do artesanato brasileiro, por meio de rendas produzidas no nordeste, com a contemporaneidade da moda. Ela vai apresentar a coleção intitulada Cosmopolitan.
O Chapada Fashion terá duração de quatro dias, com uma programação diversificada, incluindo desfiles de moda, exposições de arte, shows musicais e palestras sobre sustentabilidade e inclusão social na moda.
Entre os modelos que desfilam pela passarela, são convidados moradores de Chapada, pessoas da comunidade que também abrilhantam o evento.
Edição passada
No ano passado, as peças apresentadas foram produzidas no projeto Menire Xingu, desenvolvido na Aldeia Piaruçu, na Terra Indígena no Xingu. Menire significa mulheres, na língua indígena.
O projeto reúne mulheres indígenas que além de criar e costuram as peças, embutem elementos da culturas dos povos do Xingu.
Fonte: primeirapagina