Os convidados que chegaram ao desfile da Diesel na na quarta-feira (22) podem ter ficado surpresos com o cenário: uma montanha gigante de camisinhas. A marca italiana revelou sua coleção outono-inverno 2023 em um cenário de mais de 200 mil caixas do preservativo Durex, acenando para positividade sexual e uma futura colaboração com a empresa de contraceptivos.
“Gostamos de jogar na e levamos isso a sério”, disse o diretor criativo Glenn Martens em comunicado. “Divirtam-se, respeitem-se, fiquem seguros”.
De fato, toda a coleção explorou temas de liberdade, prazer e experimentação, com modelos desfilando em torno da avalanche de preservativos em jeans ultrabaixos, roupas jeans com painéis de renda transparente e vestidos de seda rasgada presos por correntes de aparência “precária”. A trilha sonora techno que acompanha foi intercalada com o som de gemidos explícitos, reforçando a mensagem de que Martens quer ultrapassar limites.
Desde que se tornou diretor criativo em outubro de 2020, o designer belga conduziu a Diesel – há muito conhecida por seu provocativo e estética de jeans de luxo – para usos mais experimentais da peça. Ele também tem brincado com upcycling. Só essa coleção trazia sobras de náilon revestidas com outro tipo de plástico e peles artificiais aquecidas e sobras pintadas para parecer quase líquido e jaquetas de motociclista que foram queimadas e transformadas em peças estruturais.
E, claro, ele fez do design do cenário da Diesel algo como um ponto de discussão durante a semana de moda.
Em fevereiro de 2022, no retorno de Martens à passarela pós-pandemia, a marca cumprimentou o público com cinco infláveis fazendo uma série de poses atrevidas descritas por Diesel como “confiantes, exuberantes e orgulhosas”. Cada um foi modelado em uma pessoa real e variou de cerca de 7 metros a 16 metros de largura. Os convites para o show incluíam uma tanga comestível feita de doces vermelhos e brancos.
Então, para a apresentação da primavera-verão 2023 em setembro passado, a Diesel ergueu um enorme inflável que ganhou um recorde mundial do de maior escultura inflável do mundo. (A grife também convidou o público para assistir ao desfile, quebrando com as normas exclusivas da semana de moda para receber 5 mil pessoas.)
A “montanha” de preservativos, como Diesel a descreveu, criou mais um momento viral sob a direção de Martens – um movimento que promove tanto a nova coleção da marca quanto o sexo seguro. De acordo com o tema, os convites foram enviados na forma de pacotes da Durex, enquanto um comunicado de imprensa pós-passarela anunciou que a Diesel distribuirá mais 300 mil preservativos em suas lojas em todo o mundo em abril. Uma camiseta de jersey vista na passarela na quarta-feira também deu uma dica do que está por vir, com o clássico logotipo “D” da Diesel trocado pelo “D” da Durex.
Fonte: cnnbrasil