O estilo Boho Chic é uma das tendências de moda que nunca saiu de cena definitivamente. Agora, está de volta às ruas. Saiba mais!
Já falamos várias vezes por aqui que a moda é cíclica, que vai e volta com algumas transformações, atualizações e adaptações para a época que estamos vivendo.
Deste modo, podemos evidenciar que nessa temporada, o estilo que está em evidência e vem tomando as ruas é a tendência boho chic.
O boho chic, que dá prioridade ao conforto, teve destaque a partir da década de 70 e era possível identificar pela maneira de se vestir, semelhante ao estilo hippie. Este estilo nunca saiu totalmente de moda, vez ou outra aparece repaginado, como agora.
Neste conteúdo vamos explicar o que é essa tendência, sua origem, sua caminhada até aqui, as mudanças e atualizações para os dias de hoje.
De onde vem o nome boho chic?
A origem da palavra boho vem do Francês bohemian, ou boêmio na Língua Portuguesa. Era um estilo de vida dos boêmios, muito popular na França a partir de 1920. As pessoas adeptas a este estilo de vida valorizavam a liberdade e principalmente o conforto nas roupas que vestiam, e eram identificadas através disso.
A ideia era usar roupas e lingeries confortáveis, com uma pegada camponesa casual. Assim, mostrar que não havia nenhuma preocupação com a imposição dos padrões do mundo da moda. Junto com esta estética, veio a influência de grupos como índios, cowboys, ciganos e camponeses.
A partir de 2014, este estilo ressurgiu como tendência nos principais festivais de música do mundo, mas já com cara mais sofisticada, pelos tecidos e modelagens diferenciadas.
O boho chic tem origem na tendência bohemian, mas com um toque elegante, atualizado e sofisticado ao look. Por isso, a maioria das peças que se vê hoje neste estilo, são uma releitura das principais peças que fizeram sucesso na época.
Portanto, o boho chic de hoje é uma mistura de vários outros estilos. Para construir looks bonitos e atualizados, é preciso usar toques e detalhes do folk, hippie, romântico e casual, deixando suas roupas despojadas e confortáveis.
Porque esta tendência se mantém em alta?
Quem não gosta de conforto, leveza e beleza nos seus looks? Tudo isso você encontra no estilo boho, por isso esta tendência, ou estilo de vida, sempre está em alta.
Todos esses elementos também têm a ver com as recentes mudanças no comportamento do consumidor, que cada vez mais usa a moda para expressar ideias, sentimentos e necessidades.
As estampas tie dye e florais, as calças pantalonas, vestidos longos e saias compridas, com estampas que remetem ao estilo hippie estão sempre presentes, além dos acessórios descontraídos.
Ainda, peças artesanais, tanto acessórios como bolsas e roupas em crochê sempre estão em alta nesse estilo.
Inspirações de acessórios para aderir a moda
Muitos dos acessórios do estilo boho chic são peças artesanais, feitas por pessoas adeptas ao hippie, que gostam e sobrevivem disso, pela liberdade e diversidade que proporciona. Por isso, ao compor o seu look, não economize nos acessórios.
Invista em um mix de pulseiras, colares e anéis, de vários tamanhos, cores, formatos e de diferentes materiais. No pescoço normalmente as peças tem pedras nas pontas e as pulseiras e braceletes, além do tradicional couro e barbante, também tem pedrarias.
Os colares ainda são feitos de penas, feltro, imitação de ossos, moedas, miçangas entre outros elementos. Outra inspiração para a produção das bijus, são os elementos inspirados na astrologia, como a lua, o sol e as estrelas. Exagere nos anéis, os grandes com pedras, e vários usando juntos, inclusive com uma mistura de elementos.
As peças que imitam o metal são as mais usadas, mas também o prateado, o ouro velho e a prata envelhecida. E pode usar tudo junto, quanto mais melhor.
A bolsas também seguem esta tendência, são em couro com franjas ou em crochê, bem artesanal. Sempre com alças compridas. Outros materiais usados para confecção das bolsas, são a palha trançada e o macramê. Estas bolsas voltaram a ser usadas recentemente, deixando o visual mais despretensioso e simples.
Já nos cabelos, um penteado ajuda a compor o estilo boho chic. As tranças sempre são uma das trends do estilo, principalmente quando o cabelo é longo. Sempre misturando com peças e acessórios que compõem esta tendência, como os lenços e badanas, por exemplo.
Inspirações e peças para aderir
Os tecidos mais usados neste estilo são o jeans, a renda, a seda e o algodão. Ainda pode ser percebida a presença da camurça, tecidos leves e esvoaçantes.
No boho chic, uma peça bem marcante é o jeans, principalmente o destroyed, com barras de renda ou boca de sino. As camisas mais largas, estilo batas ou túnicas, com estampas étnicas com rendas e bordados também fazem parte da tendência.
Calçados em couro, sandálias com amarrações, botas country e rasteirinhas são os principais calçados ligados ao boho chic.
Para as lingeries, os tecidos preferidos são o algodão, a micro fibra com toque macio e alguns detalhes em renda.
As possibilidades de combinações são inúmeras. Você pode mesclar vestidos estampados com botas ou rasteirinhas, e complementar com muitos acessórios. Também vale combinar jeans com batas e coletes.
Outra peça que se identifica bem com o estilo boho chic são as calças pantalona. Com tecidos leves e cores vibrantes, estampadas, com figuras geométricas ou étnicas. Estas podem ser usadas com blusas largas, sempre acompanhadas de maxis colares, mix de pulseiras e anéis.
Paleta de cores da tendência
As cores mais presentes neste estilo são os tons terrosos, como o caramelo, o vinho e o verde escuro. Mas cores vibrantes como o amarelo, além de tons de bege também fazem parte da paleta de cores desse estilo.
Outra possibilidade é trazer as cores tendência das próximas temporadas, como as escolhas da WGSN e da Pantone, para essas peças. Assim é possível mesclar a essência desse estilo com as novidades das próximas estações.
Como é o estilo boho chic em 2022?
Manter os traços tradicionais, incluindo cores, tecidos e modelos atuais, é sempre um desafio na hora da confecção das novas coleções das estações. Em 2022, o estilo boho chic permanece com algumas pegadas bem atuais, é o que vamos ver a seguir:
Uma das maneiras de manter o boho nas produções atuais, é usar as tradicionais batas de forma diferente, com amarrações na cintura, no estilo cropped. Pode ser composto com mini saia e bota cano alto, para deixar o look ainda mais moderno.
Outra forma de trazer o boho para a atualidade é investir em peças com estampas psicodélicas, característica dos anos 70. As peças modernas como as calças pantalonas, mas com tecido mais estruturado e camisa de botão mais ajustada, dão um aspecto casual sem deixar de lado a pegada boho.
E como a alfaiataria está em alta, que tal compor um look boho com estas peças? Sim, é possível. Os terninhos se tornaram indispensáveis no mundo fashion, estão sendo adaptados às todas as tendências, então também é possível fazer o estilo boho. Sempre em tons terrosos, materiais bem encorpados, como o couro, a camurça ou o veludo.
Os vestidos, curtos ou longos, com cores mais tradicionais do estilo ou nas cores do ano, sempre estão em alta. O boho chic não morre, apenas se moderniza e volta com tudo, nas tendências das coleções atualizadas.
Conclusão
Mesmo quem não seja adepto a este estilo de vida com certeza já teve no armário alguma peça boho.
Essa tendência se atualiza constantemente e está sempre em alta pois representa a busca dos consumidores por conforto e a retomada de processos manuais e artesanais.
Quer continuar por dentro das principais tendências de moda? Acompanhe nosso blog.
Fonte: zanotti