A Casa de Criadores, ou simplesmente CdC, anuncia a estreia de sua Edição 53! O evento dedicado à moda e arte brasileiras está pré-visto para acontecer no início de dezembro, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Você que ficou interessado em visitar, confere as datas, localização e programação completa logo abaixo.
O Fashion Bubbles também te conta quais são as marcas estreantes e um pouco mais sobre as atividades culturais. Sendo assim, não perca mais tempo. Role o dedo pela tela e confira o que está por vir!
Quando acontece a Casa de Criadores?
A Casa de Criadores, plataforma de apoio aos mais diversos talentos criativos, anuncia sua Edição 53 no Centro Cultural São Paulo (CCSP) de 5 a 10 de dezembro de 2023.
Realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento conta com uma programação artística cheia de novidades e promete mais uma vez destacar o melhor da moda, arte e design emergente.
Como funciona a Casa de Criadores Edição 53?
Ao longo da semana, nas salas Ademar Guerra e Adoniran Barbosa, a CdC realizará 29 desfiles que proporcionarão ao público a oportunidade de testemunhar a moda como linguagem de comportamento contemporâneo, além de divulgar as últimas tendências e inovações no mercado brasileiro.
Nesta edição, pela primeira vez na Casa de Criadores, teremos o desfile da marca Herchcovitch; Alexandre, em apresentação no dia 5 de dezembro na sala Flávio de Carvalho, do CCSP.
Também estreiam as marcas ‘a neoutopia’, ACZAN, Dystopic, KRIXINA, Mateos Quadros, Patrícia Kamayurá, Ruma (das estilistas Helena Malditta e Rubi Ocean, participantes do Drag Race Brasil) e Visén + Kabila Aruanda, e retorna à Casa o estilista Le Benites.
Como serão os desfiles?
Cada desfile na Casa de Criadores é uma narrativa única: a moda transcende o simples ato de vestir-se, transformando-se em uma linguagem poderosa que comunica ideias, desafia convenções e reflete o pulsar da sociedade.
Com isso em mente, a CdC destaca o inspirador Projeto Moda Inclusiva, desfile com roupas utilitárias, práticas, com informação de moda, e projetadas especialmente para PCDs. O Projeto Moda Inclusiva na CdC é um passo em direção a uma indústria mais compassiva, onde a criatividade se une à acessibilidade para dar origem a uma experiência universal.
Sublinhando o compromisso da Casa de Criadores com a diversidade e a acessibilidade na moda, o desfile contará com um serviço de audiodescrição, para que a experiência seja completa para todos os convidados.
Outro confirmado na programação é o desfile Jeans – 150 anos no Brasil, uma parceria da Santista com a Lycra em homenagem à história do jeans no país.
Line-up completo
Confira a programação completa abaixo:
5/12
Herchcovitch; Alexandre
Aula inaugural com Alexandre dos Anjos, Jorge Feitosa e Vicenta Perrotta
6/12
Aula Transmutação têxtil — Vicenta Perrotta
Aula Sulanca: Têxtil – Moda – Vestuário — Jorge Feitosa.
Visén + Kabila Aruanda – Projeto Lab
Volat – Projeto Lab
SOUJE
Guma Joana
Moda Inclusiva
7/12
Aula Transmutação Têxtil – Vicenta Perrotta
Aula Design e Criação – Alexandre dos Anjos
Nalimo
Woolmay Mayden (Fashion Filme)
Dystopic [Rato Distópico]
SUKEBAN
UMS 458 – LL
Ken-gá
Jorge Feitosa
Curadoria: Guilherme Teixeira, Eduardo Araújo e Alzira Incendiária
Alexandre dos Anjos
COZONOSAN
Dellum
Felipe Caprestano
Ken-gá
LARA
Liga Lab
PEDRA
Plataforma Açu
RIDDIM Clothing
Studio Ellias Kaleb
Vicenta Perrotta
Xyboiá
8/12
Aula Transmutação Têxtil – Vicenta Perrotta
Aula Sulanca: Têxtil – Moda – Vestuário — Jorge Feitosa
Mateos Quadros – Projeto Lab
ACZAN – Projeto Lab
Cynthia Mariah
NotEqual
Berimbau Brasil (Fashion Filme)
Ruma, por Helena Malditta e Rubi Ocean
Vittor Sinistra
Performance Procissão da Xyboia
9/12
Aula Transmutação Têxtil – Vicenta Perrotta
Aula Design e Criação – Alexandre dos Anjos
‘a neoutopia’ – Projeto Lab (Fashion Filme)
SHERIDA – Projeto Lab
Estúdio Traça (Fashion Filme)
Tradição e Revolução – Jeans 50 anos no Brasil, por Santista + Lycra
Le Benites
Rober Dognani
Performance PEDRA
10/12
Ateliê Vou Assim + Luä Ayo Ayana
KRIXINA
Patricia Kamayurá
Leandro Castro
Fkawallyspunkculture (Fashion Filme)
Priscilla Silva
Yebo
Performance Studio Ellias Kaleb
show – Sala Adoniran Barbosa: 20h
Atividades culturais
Confira algumas atividades culturais da nova edição da Casa de Criadores:
Oficinas de costura
Reconhecida por sua abordagem inclusiva e inovadora, a CdC tem se destacado como um catalisador essencial para a próxima geração de criativos no Brasil. E, como parte de sua missão social, o evento proporcionará oficinas de costura ministradas por três estilistas da CdC, entre os dias 5 e 9.
Essas atividades serão destinadas a uma turma de 25 pessoas em situação de vulnerabilidade social, proporcionando-lhes oportunidades de aprendizado e capacitação profissional.
Relacionadas
Relacionadas
Exposição aberta ao público
Para cumprir sua função de promotora da cultura e da arte nacionais, a CdC oferece uma agenda diversificada, aberta ao público, que inclui a exposição “A Linha Longa” que celebra a criatividade em todas as suas formas, com curadoria de Guilherme Teixeira.
Na sala Flávio de Carvalho, de 7 a 18 de dezembro, instalações artísticas de 13 marcas e criativos provocarão uma experiência única aos visitantes do espaço. A iniciativa visa aproximar o público do universo inspirador e cheio de nuances do mundo da moda, com performances que irão agitar a programação.
Programação da 53ª edição da Casa de Criadores
Nesta edição, a Casa de Criadores conta com o patrocínio das marcas e instituições Abrapa, Sou de Algodão, Lycra, Santista e Senac. O evento é uma realização da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Centro Cultural de São Paulo
O Centro Cultural São Paulo é um equipamento público, promotor e potencializador de arte e cultura da cidade de São Paulo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Desde 1982, ano de sua fundação, atua visando estabelecer na capital um espaço múltiplo, democrático que abarque diversas expressões artísticas, culturais e educativas.
Dentre suas atividades estão a realização de programações culturais, oferecimento de bibliotecas, promoção de visitas guiadas e salvaguarda de acervos, prezando pelo encontro, troca de conhecimentos e livre acesso da sociedade como um todo.
Enfim, aproveita para ler também Tendências verão 2024: 13 apostas de roupas e acessórios para a próxima estação. Ou então, veja mais sobre Moda em nossa categoria!
Fonte: fashionbubbles