Sophia @princesinhamt
Fashion

Casa de Criadores: Desfiles incríveis no dia 5 com arte, jeans e muito mais!

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O quinto e penúltimo dia da Casa de Criadores contou com cinco desfiles durante a noite de sábado (9). As passarelas do Centro Cultural de São Paulo foram ocupadas pelas marcas: A Neoutopia, Sherida, projeto Tradição e Revolução, Le Benites e Rober Dognani.

Em suma, as provocações sobre o passado, presente e futuro foram os traços mais marcantes das apresentações. As roupas refletiram algumas das principais tendências do momento – mas sem deixarem para trás o lado disruptivo da CDC.

O Fashion Bubbles analisou os maiores destaques da Casa de Criadores dia 5, incluindo os looks que mais chamaram a atenção em cada um dos desfiles. Confira as linhas abaixo!

Como foi a Casa de Criadores dia 5?

O penúltimo dia da CDC começou com o desfile da estreante A Neoutopia, paulista que se define como a união entre moda e ficção científica. Depois, foi a vez da Sherida apresentar sua nova coleção nas passarelas paulistanas.

O próximo desfile foi uma união entre as marcas Santista e Lycra para comemorar os 50 anos de história do jeans. Em seguida, o retorno da Le Benites ao evento após cinco anos de afastamento. Por último, Rober Dognani chamou atenção com seu 40° desfile em marco aos 20 anos no evento.

A Neoutopia

A marca reuniu elementos da natureza e formas geométricas para a coleção “Antropogena Naturo”, que refletiu sobre o futuro na Casa de Criadores dia 5. A proposta era de projetar um novo tempo em que as necessidades coletivas e individuais não se ferem e podem salvar o mundo.

Dessa forma, a mensagem se traduziu em looks elegantes – com muitos blazers, sobretudos e camisas. As cores predominantes no lançamento foram vermelho e azul claro, além de preto e branco.

Sherida

Por sua vez, a coleção “Avexada” da Sherida fala sobre a realidade das mulheres que equilibram o trabalho, a vida pessoal e a dinâmica caótica da sociedade com um todo – ou seja, a rotina corrida da contemporaneidade.

Os tecidos fluidos e shapes urbanos buscam refletir o desejo de se vestir rápido. Além disso, algumas das peças parecem estar ao contrário, com colorações e estampas de café e flores secas como acessórios.

Tradição e Revolução – Jeans 50 anos no Brasil

Enquanto isso, as empresas Santista e Lycra se uniram em um desfile comemorativo aos 50 anos do Jeans no Brasil para a Casa de Criadores dia 5. Chamada “Tradição e Revolução”, a coleção reuniu reinterpretações do jeans dos anos 1970 até 2020.

Os looks fugiram do óbvio e incluíram franjas, amarrações, ombreiras e combinações entre diferentes lavagens. Mais um dos destaques foi a presença da influenciadora PCD Leandrinha, que cruzou a passarela de joelhos.

Le Benites

O retorno da Le Benites à Casa de Criadores foi marcado pela reflexão sobre o tempo presente. A marca recorreu a características que já se tornaram marcas registradas do estilista, incluindo ousadia e modernidade.

Nos lançamentos, vimos muita moda praia utilitarista – com biquínis de pochete, detalhes metalizados (como correntes e aviamentos), recortes pélvicos e comprimentos curtíssimos. Vale mencionar que as peças eram agênero – ou seja, não destinadas a um gênero específico.

Rober Dognani

O último desfile da Casa de Criadores dia 5 foi uma celebração aos 20 anos de Rober Dognani no evento. Dessa vez, o estilista apresentou a coleção “Toda nudez será bem vestida” – conectando prazer, elegância e teatralidade na passarela.

Suas peças incluíam a interessante combinação entre latéx e tule, ao que muitas delas reproduziam pênis, vaginas e seios nos modelos. Para completar, as estampas e os shapes foram inspirados nas obras do pintor austríaco Egon Schiele.

O que mais rolou na Casa de Criadores dia 5?

Além dos desfiles, a Casa de Criadores dia 5 deu continuidade às oficinas de Transmutação Têxtil (com Vicenta Perrotta), Design e Criação (Alexandre dos Anjos), realizadas diariamente no evento. Também houve perfomance de Pedra e show de Hodari.

Sobre a Casa de Criadores

Vale mencionar que a Casa de Criadores é uma iniciativa da Prefeitura com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa de São Paulo. Criado há 26 anos, o evento é dedicado à valorização de diferentes expressões artísticas – com foco na cena underground e autoral da moda brasileira.

Em sua 53ª, a CDC reuniu 29 desfiles no Centro Cultural de São Paulo entre os dias 5 e 10 de dezembro. As marcas que mais chamaram a atenção foram: Alexandre Herchcovitch, Moda Inclusiva, Nalimo e Ruma.

Programação de domingo (10) da Casa de Criadores

Para finalizar, o último dia da CDC trouxe os desfiles de Ateliê Vou Assim + Lua Ayo Ayana (15h30), Krixina, Patrícia Kamayurá e Leandro Castro (16h30) e Fkawallyspunkculture (Fashion Film), Priscilla Silva e Yebo (17h30).

Também não puderam faltar a performance do Studio Ellias Kaleb e o tão esperado show de Tássia Reis para encerrar mais uma edição da semana de moda após seis dias de evento.

Vale destacar que o Fashion Bubbles trouxe a cobertura completa de todos os desfiles da edição 53 da Casa de Criadores e muito mais. Por isso, não deixe de acompanhar nosso site, bem como as nossas redes sociais (@fashionbubblesoficial), para ficar por dentro de todas as novidades sobre o mundo da Moda.

Fonte: fashionbubbles

Sobre o autor

Avatar de Sophia Costa

Sophia Costa

💕 Digital Influencer | Apresentadora | Modelo | Miss 🇧🇷
@princesinhamt