Sophia @princesinhamt
Fashion

A tendência anos 80 está de volta: 6 pontos para apostar!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
11 min (tempo estimado de leitura)

A moda sempre foi uma forma de expressar sentimentos, emoções, ideias e principalmente comportamentos. Por isso que em especial, nos anos 80, isso tudo ganhou proporções ainda maiores.

Essa década, que é conhecida por muitos como década perdida, na verdade foi fonte de tendências de moda que ecoam até hoje, 40 anos depois. 

E na moda, como sabemos, tudo que vai sempre volta. E nesse momento a tendência anos 80 está de volta às ruas! Repaginada, traz peças símbolo da década, mescladas com outras mais características dos anos 2000. Proporcionando looks cheios de referências e informação de moda. 

Continue a leitura e conheça as tendências dos anos 80 que estão de volta.

foto de quatro jovens, com roupas que remetem a estética da tendência anos 80

Tendências anos 80 para apostar nas próximas temporadas

Uma das características dos anos 80 é a pluralidade. Na hora de montar um look, os consumidores da época apostavam e misturavam tudo: peças sociais, esportivas, festivas, manga bufante… justamente por isso essa década tem tendências para todos os gostos – das mais discretas às mais extravagantes.

A música teve grande importância na proporção das tendências. Ícones como Cindy Lauper, Madonna e Michael Jackson ditavam as tendências da década. Acompanhe: 

mulher com cabelo colorido, usando peças extravagantes típicas dos anos 80

Referência: Pinterest

Yuppies

Pode-se dizer que “Yuppie” é um estilo de vida que romantiza a juventude e a maturidade workaholic. Além disso, é uma estética dos anos 80 que está em alta nessa estação.

As pessoas adeptas a esse estilo são a expressão perfeita daquele jovem profissional, que se veste de forma social e está buscando seu lugar no mercado de trabalho. As peças utilizadas incluem blazers, terninhos com ombreiras, suéteres, camisas de diversas cores e glamour, alfaiataria e moda social no geral. 

Em 2022, o estilo yuppie ganha novos contornos. O ideal é mesclar esse estilo “arrumadinho” com peças mais despojadas e descontraídas. Como uma calça mais casual, além dos acessórios como os óculos de sol. É a opção perfeita para montar um look hi-lo inspirado na volta da tendência anos 80. 

A ideia é transmitir uma imagem que seja séria e ao mesmo tempo descolada. Para seguir esse estilo, é necessário estar ligado a tendências e entregar uma estética mais moderna e urbana.

foto close de mulher de negócios vestindo um blazer marrom

Disco

A estética disco teve início nos anos 70, mas talvez seja a que mais representa a moda dos anos 80. Aqui o foco são peças super coloridas, em tons de neon, e uma extravagância característica que vai além das roupas e passa pelos acessórios e maquiagem. 

Essa tendência é representada pelo alto-astral e influenciada pelas divas da Disco Music, como Gloria Gaynor, Cher e Donna Summer.

Brilhos, paetês, polainas, pochetes, ombreiras, tudo junto e misturado! O estilo disco é a expressão da criatividade e excentricidade em looks cheios de informação de moda.

homem com terno floral e mulher com vestido brilhantes, vestidos de acordo com a estética disco, uma tendência anos 80 que está de volta

Mesmo com a influência dos anos 2000, looks brilhantes têm se destacado no mundo da moda. Aos poucos, notou-se a introdução de itens como o paetê, que dessa vez é possível criar produções para looks diários e não apenas noturnos.

Botas de cano médio com bico quadrado, saias minis, calças flares e sandálias plataformas são um exemplo de produtos que já estão disponíveis no mercado.

patinadora sentada na pista, com um vestido brilhante

Agora, o segredo é adaptar as produções. Looks com ombreiras, por exemplo, já foram vistos nas estações passadas. O uso de peças esportivas em produções do dia a dia também tem ganhado adeptos.

Então, nossa dica é mesclar alguns desses elementos, como as cores mais vibrantes, ou peças mais volumosas, com outras peças, para compor um look estiloso e equilibrado. 

Na maquiagem, o foco são os tons chamativos e as cores vibrantes. Tons de azul e laranja, por exemplo, tem tudo a ver com essa tendência. 

foto de mulher loira com o cabelo preso, aplicando maquiagem, nos olhos a maquiagem tem cores vibrantes, com tons de laranja, azul e rosa

Boho

A influência desse estilo iniciou durante as décadas de 70 e 80, continuou influenciando nos anos 2000 e começo de 2010. Mas seus primeiros indícios foram em 1920 na França.

De certo modo, pode-se dizer que a estética boho sempre esteve presente de alguma forma em todas as temporadas e décadas. As peças dessa linha são fluidas, leves e que podem ser combinadas facilmente com outros estilos.

Ao contrário das cores vibrantes e do “exagero”, característicos da tendência disco, o boho preza pela liberdade e por um visual mais “arrumadinho” compostos por looks descolados, estampas vintages e com modelagem ampla.

mulher em um sofá usando peças de roupa do estilo boho

Nesse mix, você encontra peças como calças pantalonas, vestidos longos com estampas tribais, botas westerns, itens com franja e lenços. O crochê também é um elemento muito presente – e já está aparecendo, inclusive, entre as tendências para moda praia em 2023. Ou seja, peças leves e que transmitam conforto e estilo ao mesmo tempo.

mulher usando peças do estilo boho deitada em uma cama

Além disso, possui influências do estilo camponês. Essa é uma tendência que teve grande força na década de 70 e acabou se mantendo em alta nos anos 80. Aqui no blog já falamos sobre o boho chic que ressurgiu em 2014, mas vem se reinventado temporada após temporada.

A cartela de cores reúne principalmente tons terrosos, mas cores como o amarelo também estão presentes.

O grande segredo do boho é que esse estilo traz influências do hippie, mas de forma atualizada, mesclando com peças, cores e modelagens mais recentes.

New wave

A moda new wave surgiu com referência no estilo musical punk, que fez muito sucesso na década de 80. Coloridas, despojadas, sexy e extravagantes, as produções desse estilo mesclam peças volumosas com as cores saturadas

casal sentado em uma mesa de sinuca, usando peças estilo new wave, uma tendência anos 80 que está de volta

A chave dessa tendência é fugir dos padrões. Usar e abusar da criatividade através da roupa como forma de expressar personalidade e pensamentos.

Para a atualidade, uma dica é misturar estampas características, como o animal print e o xadrez, com cores vibrantes. Também, apostar em peças de alfaiataria em modelagens diferentes, em conjunto com peças mais básicas como uma t-shirt ampla.

mulher loira com roupa rosa e dreadlocks

Contudo, aposte na sensualidade que o visual traz, exibindo em suas produções silhuetas marcantes.

Hippie

Outra tendência que surgiu nos anos 60, mas teve seu auge nos anos 70, é o estilo hippie. Que se manteve presente na década de 80 e segue firme até os dias de hoje. 

Esse estilo, esteticamente, pode ser considerado uma versão mais simples do boho chic. As peças hippies costumam ter cores mais sóbrias e menos vibrantes. Além disso, seguem estampas étnicas. 

Entretanto, ainda há uma diferença crucial entre as tendências boho e hipie. Enquanto um é diretamente voltado para a estética e para o mercado da moda em si (no que diz respeito ao boho), o hippie traz consigo a característica do movimento que engloba assuntos políticos e lifestyles.

duas mulheres vestidas de acordo com o estilo hippie, pedindo carona em uma estrada, segurando uma placa

Mais do que uma forma de se vestir, o estilo hippie diz respeito a um estilo de vida. Que preza pela simplicidade, unidade e paz. E vai na contramão da cultura corporativa e do conservadorismo. 

As roupas hippies são compostas por modelagens altamente amplas, materiais leves e fluidos, que lembram a natureza e se conectam a ela.

Pensamentos sustentáveis também fazem parte dessa tendência, pois na época haviam muitos problemas sociais. Assim, essa continua sendo uma das premissas da tendência – que expressa comportamento e pensamentos através de suas composições.

três hippies pardos em frente a uma kombi vermelha

Como aposta para os dias de hoje, crie composições com peças leves, utilize modelos handmades e artesanais (como o crochê e o macramê), gladiadoras flats, estampas místicas e com referência a astrologia, tye-die e materiais que sejam 100% naturais.

duas meninas andando de bicicleta usando roupas e acessórios no estilo hippie

Glam rock

O Glam Rock surgiu como um contraponto ao estilo hippie. E com certeza foi uma das tendências que mais marcou os anos 80. O foco aqui eram peças exageradas e atitude posada, como um personagem, de forma quase teatral, cheias de informações dos rockstars da época. 

três homens usando roupas no estilo glam rock

Outro ponto importante dessa tendência anos 80 foi a androginia. David Bowie era um de seus maiores expoentes, reforçando o papel fundamental da música na popularização das tendências, conforme comentamos acima. 

As produções de glam rock muitas vezes mesclavam peças femininas e masculinas, numa estética exagerada, com maquiagem carregada, causando confusão e polêmica. 

mulher de cabelo colorido, sentada na calçada, usando roupas jeans e posando para foto

Plumas e outros adereços femininos se tornaram comuns em looks masculinos. Assim como elementos que traziam um ar de força foram incorporados aos looks femininos. 

mulher de cabelo raspado e descolorido, usando casaco de plumas, posando para foto em frente a uma parede rosa

Ao mesmo tempo que pode encontrar elementos que fazem jus ao estilo rocker, como as famosas jaquetas de couro e todas as peças compostas por couro em geral, pode se acrescentar acessórios metálicos para complementar o look.

homem negro, cobrindo o rosto com as mãos, usando roupas e acessórios que remetem a estética glam rock

Além disso, o visual também se compõe de jeans justos, botas texanas, estampas de animal print, principalmente a estampa de oncinha.

Já na parte de beleza e cabelos que era um dos pontos marcantes da tendência, nos dias atuais aparece de forma mais discreta e menos exuberante, compartilhando uma imagem mais limpa e glamorosa.

foto close de mulher de cabelo roxo usando jaqueta de couro e luvas com recortes

Sem dúvidas os anos 80 foram marcados por muitas mudanças e novidades. O estilo de vida e a moda precisavam refletir os anseios das pessoas. E isso era feito de forma bastante expressiva. Por isso, as tendências da década têm muito exagero. Cores vibrantes, peças amplas, brilhos, plumas, paetês e o que mais você quiser incrementar. 

A dica para trazer esse estilo para as produções atuais, de forma mais suave é trazer elementos pontuais, como as cores vibrantes em peças mais tradicionais, como a alfaiataria. Também, trazer acessórios e maquiagens marcantes para as produções.

E você, vai apostar na tendência anos 80 nas próximas temporadas?

banner para download do novo vídeo-book da Zanotti

Fonte: zanotti

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.