Oi, mamãe, seja bem-vinda à 6ª semana de gravidez! Agora, você está há dois meses e duas semanas com um bebê em sua barriga.
Esse é o momento em que o corpo passa a ter alterações e os órgãos do bebê começam a se desenvolver. Assim como as demais semanas da gestação, é um período mágico, mas que precisa ser acompanhado de pertinho.
Para deixar essa etapa da gravidez mais leve, preparei um conteúdo que esclarece as principais dúvidas sobre a 6ª semana da gestação. Continue a leitura e saiba sobre os sintomas, o desenvolvimento do bebê e os cuidados que você precisa ter nessa etapa. Vamos lá?
Conteúdo
Como está o crescimento do bebê na 6ª semana da gravidez?
Durante a sexta semana da gravidez, o crescimento do bebê acontece de forma mais rápida do que nas semanas anteriores. Nela, o embrião mede cerca de 6 milímetros e começa a ter os seus primeiros batimentos cardíacos.
Além disso, as suas perninhas e bracinhos estão mais desenvolvidos e formam um “S” na bolsa da barriga. Ah, mas aqui o bebê ainda não mexe na barriga, viu? Isso porque ele ainda tem o tamanho de um girino e está — apenas — no início do seu desenvolvimento.
Devo visitar o médico ao chegar na 6ª semana da gravidez?
A visita ao médico é importante em todas as fases da gestação! Na sexta semana, em específico, ela é necessária caso você esteja com problemas na urina, ou ainda não tenha feito a primeira consulta pré-natal após descobrir a gravidez.
Caso você desconfie de uma gravidez molar, também é importante visitar um obstetra especialista, ok? Afinal, é justamente a partir dessa semana que esse problema pode começar a apresentar os seus sintomas.
Atenção: esse conteúdo é apenas informativo. Para entender mais sobre a sua gestação, é preciso consultar um médico especialista.
Quais os sintomas visíveis da 6ª semana da gravidez?
A partir da 6ª semana da gravidez, o corpo passa a produzir uma quantidade maior de progesterona: hormônio diretamente responsável pela manutenção do útero durante a gestação. Por causa disso, algumas mulheres podem sofrer com prisão de ventre — não se assuste, é normal!
Além da constipação, outro sintoma muito característico desta etapa é o aumento do fluxo sanguíneo na região dos seios. Normalmente, isso acontece porque o corpo está se preparando para amamentar e pode continuar até o final da gestação.
Com a formação dos hormônios e a sensibilidade dos peitos, é comum que você sinta um certo cansaço e desconforto durante esse período.
Dá enjoo na 6ª semana de gravidez?
O enjoo é comum durante a 6ª semana de gravidez, principalmente no período da manhã. Em geral, ele acontece durante os três primeiros meses da gestação e, após esse período, passa despercebido pelas mamães.
Para te ajudar, separei algumas diquinhas que podem diminuir (ou, ao menos, aliviar) o seu enjoo durante toda a gravidez — elas valem não só para a sexta semana, viu? Olha só:
- Mantenha o corpo bem hidratado;
- Opte por uma alimentação saudável e sem comidas gordurosas;
- Não deite logo depois das suas refeições;
- Beba chá de gengibre (ele ajuda a evitar a vontade de vomitar);
- Faça um picolé de limão.
Nós, da Brandili, sabemos a importância de uma rede de apoio no início da gravidez. Justamente por esse motivo, produzimos estes tipo de conteúdo para te dar suporte, mamãe.
Sofrer com o enjoo na gravidez é realmente desagradável, mas esperamos que essas dicas ajudem a amenizar o problema. 💖
Suspeito estar na 6ª semana de gravidez: posso fazer um teste de farmácia?
Sim, você pode fazer um teste de farmácia durante a 6ª semana da gravidez. Aliás, nessa etapa não há muitas chances de dar um falso positivo ou negativo, porque o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) — que aponta a fecundação do útero — já está mais desenvolvido do que na primeira semana.
Ah, tenho uma curiosidade muito interessante para as mamães ansiosas: após mais 14 dias, na 8ª semana, é possível descobrir o sexo do bebê pelo exame de sexagem fatal. Assim, antes mesmo de entrar no terceiro mês da gestação, você pode planejar o enxoval e o chá revelação do neném. Legal, não acha?
Para finalizar esse conteúdo, tem uma coisa que você precisa saber: a importância do descanso! Não desafie o seu corpo e o do bebê, tire alguns momentos de pausas e saiba reconhecer o seu cansaço.
Para aliviar um pouco a cabeça, continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a outros conteúdos sobre a maternidade e o universo infantil. Aproveite e leia o nosso guia para mães de primeira viagem — com certeza, ele vai te ajudar!
Te espero no próximo post!
Até logo.😘
Fonte: blog brandili