Investir em brincadeiras divertidas é essencial para estimular o desenvolvimento físico, emocional e social das nossas crianças. Mas será que estamos reservando tempo suficiente para brincar com elas? É hora de repensar essa questão!
Correr, pular, explorar a natureza e interagir com amigos são experiências que ajudam a construir habilidades motoras, desenvolver a criatividade, promover a autonomia e fortalecer os laços familiares. Elas estimulam o espírito de equipe, a socialização e a cooperação, e ainda dão aos adultos um bom motivo para esquecer dos problemas de trabalho por um tempo.
Sem contar que as brincadeiras ao ar livre são formas de diminuir o vício das crianças em celulares, tablets e computadores, né? As brincadeiras para gincana — como corrida de saco, mímica, cabo de guerra e caça ao tesouro — são ótimas opções para reduzir a ansiedade causada pela excessividade de jogos eletrônicos e internet.
Além de trazerem oportunidades cheias de diversão e aventura para desconectar do mundo virtual, elas cabem em qualquer momento: festas de aniversário, noite do pijama, férias e feriados em família. São versáteis e adaptáveis, podendo ser feitas em diversos ambientes e com poucos materiais para divertir a criançada e os adultos de todas as idades!
Por isso, nós da Brandili resolvemos trazer 17 ideias de brincadeiras para gincana infantil que, com certeza, vão animar os pequenos e proporcionar momentos inesquecíveis em família e entre amigos. Preparados? Vamos lá!
Conteúdo
1. Corrida de vassouras
A corrida de vassouras é simples, mas estimula várias áreas psicomotoras das crianças. Basicamente, um adulto deverá estipular um ponto de partida e chegada, colocar os pequenos em fila e mostrar que cada um deverá correr pela distância marcada.
O legal dessa brincadeira para gincana é que a vassoura deverá ser equilibrada em pé, pelo cabo e na palma da mão, sem que a outra mão seja utilizada como apoio. Se ela cair durante o percurso, é hora de recuar e começar tudo de novo, mas com uma dose extra de desafio e emoção!
2. Corrida de obstáculos
Essa é uma das brincadeiras para gincana que podem até fazer parte de uma colônia de férias infantil, sabia? Perfeita para que várias pessoas participem ao mesmo tempo, ela tem que ser realizada em um espaço amplo, pois terá obstáculos em um campo de provas com brinquedos de parque, muros, árvores e tudo que a imaginação mandar!
Também é bem simples e intuitiva: quem chegar primeiro ao outro lado do parque, na linha de chegada, vence. Mas não vá pensando que é fácil, viu? Correr, pular, se esquivar e se espremer são algumas das atividades essenciais durante a brincadeira que deixarão tudo muito mais engraçado e divertido.
3. Corrida de três pernas
Nessa brincadeira para gincana ao ar livre deverão ser formadas duplas entre os participantes, na qual um adulto deverá amarrar as pernas de ambos, fazendo com que eles pareçam ter três pernas. Depois, é criada uma linha de partida e de chegada para que a corrida comece.
Para ganhar, é essencial existir trabalho em equipe e foco. Afinal, a atividade é uma mistura de coordenação, sincronização e muitas gargalhadas!
4. Ovo na colher
Essa é uma atividade que vai te lembrar da sua infância. O ovo na colher é a clássica brincadeira de gincana entre crianças e até mesmo adultos, pois mistura aquele senso de malabarismo, coordenação motora, agilidade, nervosismo e diversão na medida certa!
Aqui, os participantes recebem uma colher com um ovo equilibrado, e o desafio é percorrer uma distância determinada sem deixar ele cair no chão. Parece muito simples, mas quem já jogou sabe que pode ser muito mais difícil do que aparenta, não é mesmo? Os momentos de suspense com todos segurando a respiração a cada passo é emocionante!
5. Batata quente
Batata quente: quem não amava essa brincadeira quando criança? Ela faz parte das experiências divertidas e simples que todo pequeno tem que vivenciar na infância, pois é passada de geração em geração de tão divertida!
Ela pode ser feita na escola, ao ar livre, em passeios e até dentro do apartamento, porque não ocupa muito espaço, não faz bagunça e só precisa de um item! Nessa atividade, os jogadores têm que formar um círculo e passar uma batata, uma bola ou qualquer outro objeto de mão em mão enquanto a música estiver tocando.
Quando o som parar de tocar, quem estiver segurando o item é eliminado. Assim, o jogo continua até que reste apenas um participante, que será o vencedor. E quem já brincou de batata quente sabe: ela é uma das brincadeiras para gincana que mais estimulam a atenção, a competitividade e a agilidade de quem joga, além de proporcionar momentos de diversão com boas risadas!
6. Caça ao tesouro sensorial
A caça ao tesouro é uma brincadeira para gincana que vai instigar a criatividade das crianças envolvidas. No mundo das ideias, elas podem ser piratas em busca de um tesouro misterioso perdido, em uma jornada cheia de mistério e diversão!
Espalhe diferentes pistas pela área escolhida, pois elas levarão os pequenos exploradores a desvendar enigmas e superar desafios com criatividade e cooperação durante a aventura. Quem encontrar todos os itens primeiro e chegar ao objetivo final vence a brincadeira!
Para deixar essa brincadeira para gincana ainda mais divertida, que tal adicionar objetos com texturas diferentes? Temos certeza que essa pode ser uma forma de fazer cada descoberta trazer uma sensação de empolgação e alegria, fazendo da caça ao tesouro uma aventura inesquecível, cheia de emoção e suspense!
7. Dança das cadeiras
Se você quer mais uma clássica brincadeira antiga para brincar com seus filhos, a dança das cadeiras não pode ficar de fora. Além de fazer crianças, adolescentes, jovens e adultos se divertirem juntos, ela só precisa de algumas cadeiras dispostas em um círculo para fazer a diversão acontecer.
Com músicas empolgantes tocando no fundo, os participantes dançam ao redor dos assentos (em número menor do que o número de pessoas) competindo para encontrar um lugar quando o som for pausado. Quem não conseguir se sentar, será desclassificado e ainda deverá levar uma cadeira consigo, tornando o jogo cada vez mais competitivo e frenético!
8. Cabo de guerra
Mais uma das clássicas brincadeiras para gincanas em colônias de férias e atividades em família, o cabo de guerra é um jogo no qual os participantes deverão se dividir em duas equipes e estarem preparados para uma batalha de força e estratégia!
Para jogar, escolha um local que seja seguro e com bastante espaço. A corda deve ser esticada marcada na metade com uma fita, e o chão com uma linha de giz. Divida as crianças em duas grandes equipes equilibradas, de forma que todos estejam enfileirados no seu lado da corda.
Depois, é só deixar a competição acontecer: eles devem puxá-la com toda a força que tiverem nos bracinhos para trazer os oponentes para o outro lado, até que um dos participantes do time adversário, pelo menos, atinja a marcação central.
Essa é uma forma de estimular o exercício físico e a resistência, a capacidade estratégica, a determinação, a socialização, a agilidade e o trabalho em equipe com muita diversão envolvida!
9. Corrida de saco
Outra forma de competir entre amigos e família é a corrida de saco. Essa atividade, com certeza, está entre as brincadeiras ao ar livre favoritas das crianças e consiste em fazer com que os jogadores sejam desafiados a pularem dentro de sacos de batata e alcançarem a linha de chegada como pequenos atletas olímpicos!
A graça da corrida de saco é o fato de as pernas dos participantes estarem presas o tempo todo, resultando em movimentos bem desajeitados e engraçados, mas que promovem as habilidades motoras.
Além de sacos de batatas ou fronhas para colocar nas pernas, é fundamental que essa brincadeira para gincana seja praticada por crianças a partir dos sete anos, bem como em uma superfície segura, sem pedras ou objetos que machuquem, combinado?
10. Joquempô gigante
Diferentemente do jogo tradicional, no qual as decisões são individuais, no joquempô gigante as crianças se reúnem em grupos, formando um triângulo onde cada time se prepara para enfrentar seus adversários com gestos e raciocínio rápido.
Ao invés de pedra, papel e tesoura, nessa brincadeira para gincana, as crianças deverão escolher entre o leão, o guarda e o caçador. A regra geral é que o leão ganha do guarda, o guarda ganha do caçador e o caçador do leão. E lembre-se de deixar claro que cada um dos personagens tem um movimento (o leão, por exemplo, deve mostrar as garras e rugir).
No primeiro comando, as equipes deverão escolher um dos três personagens. No segundo, eles deverão ficar de costas um para o outro, e, no terceiro, todos têm que fazer o movimento que representa o personagem escolhido anteriormente.
11. Adivinha ou “o que é, o que é?”
O jogo adivinha é uma oportunidade para testar habilidades de observação e dedução em forma de brincadeira para educação infantil que estimula uma competição amigável e divertida entre a criançada. Apesar de ser característica das escolas, ele também pode ser jogado em outros ambientes sem quaisquer problemas!
Basicamente, a atividade consiste em fazer o participante utilizar seus sentidos (como paladar, olfato e tato) para descobrir o que é o item escolhido por um terceiro. Outra vertente dessa brincadeira para gincana envolve a escolha de perguntas em formato de charadas para serem desvendadas pelos jogadores.
12. Coelho sai da toca
Uma boa opção de brincadeira divertida para gincana com crianças a partir dos quatro anos, o coelho sai da toca estimula o condicionamento físico, a criatividade e a agilidade dos pequenos desbravadores.
Funciona assim: um mentor deverá dividir os participantes em trios e isolar uma das crianças, que será o primeiro caçador do jogo. Dentro dos trios, duas crianças deverão dar as mãos e envolver a terceira, simulando uma toca de coelho.
Quando a criança caçadora gritar “coelhinho sai da toca!”, todos os terceiros jogadores que ficaram dentro das tocas formadas pelas equipes deverão sair das suas respectivas casinhas e procurar uma nova.
Se o caçador conseguir pegar o coelho que estava correndo no momento da troca, este se tornará o novo caçador, e o antigo virará o mais novo coelhinho do time. Interessante, né? É tipo o pega-pega, mas bem mais legal que o tradicional!
13. Guerra de bexigas com água
Sabe aquele calorzão de verão perfeito para uma brincadeira de gincana com água? Então! A guerra de bexigas é a escolha perfeita para ocasiões como esta, não acha? Quem nunca se divertiu com essa brincadeira na infância, que atire a primeira bexiga!
Para divertir os pequenos, é só encher muitos balões com quantidades variadas de água, mas sem deixá-los muito vazios e nem muito cheios. Afinal, eles têm que ser arremessados, bem como estourar com o impacto no corpo do coleguinha.
Depois, coloque as bexigas em bacias grandes, divida todo mundo em grupos iguais e ação! É hora de começar a brincadeira refrescante, cuidando dos mais novos para que não se machuquem durante a atividade.
E se você mora em um prédio e não tem espaço suficiente para brincadeiras como a guerra de bexigas ou corridas de saco, pode conferir em nosso outro blog post com 10 opções de brincadeiras para dentro do apartamento!
14. Pega rabo
Quem lembra dessa? O pega rabo também é uma das brincadeiras para gincana que perduraram até os dias de hoje e, além de ser super divertida, gasta bastante energia, estimula a agilidade, a velocidade e o condicionamento físico das crianças.
Para jogar, vocês já sabem: basta dividir os participantes em equipes e distribuir panos ou fitas coloridas para cada um dos jogadores. Não se esqueça de que cada time deve ter sua cor específica para que não sejam confundidas no final, ok?
Depois, eles devem amarrar as respectivas fitas na parte de trás ou no bolso da calça, ou shorts, e então, é dada a largada! Os jogadores têm que correr uns atrás dos outros com o objetivo de capturar o maior número possível de fitas, ganhando a equipe que tiver o maior número coletado ao final do tempo.
15. Serpente
Outra variação do pega-pega, a serpente é uma brincadeira para gincana ótima para estimular o trabalho em equipe, a socialização, o ritmo, a atenção e o senso de estratégia das crianças a partir de cinco anos.
Para começar, deve ser escolhido um pegador que correrá atrás das outras crianças. A novidade dessa atividade é que, ao encostar em outro coleguinha, ambos deverão dar as mãos e, juntos, os dois perseguirão os outros jogadores. Assim, chegará um momento em que uma enorme serpente estará formada, fazendo com que todo mundo seja pego!
16. Boneco de neve humano
Essa é uma atividade muito simples e divertida, que requer apenas papel higiênico e cartolina preta e laranja. Os grupos de crianças (ou até adultos) devem escolher alguém para ser enrolado com os rolos de papel até que vire um boneco de neve humano, e ganha o time que terminar essa brincadeira de natal primeiro!
17. torre de copos
Por último, trouxemos a torre de copos: uma brincadeira para gincana que requer apenas alguns copos descartáveis e um cronômetro para monitorar o tempo gasto em cada atividade.
Depois de dividir as crianças em equipe, cada time deverá receber um número igual de copos descartáveis. O objetivo é simples: empilhar os copos para construir a torre mais alta, mas sem deixá-la desmoronar. Aqueles que conseguirem fazer isso no menor tempo possível, ganham a brincadeira.
E aí, gostou das nossas dicas de brincadeiras para gincana infantil? Com certeza, você relembrou de vários momentos da sua infância, não é mesmo? E é exatamente por isso que sabemos que esses jogos também serão mega especiais para as crianças!
Aqui no blog da Brandili, publicamos muitos outros conteúdos fresquinhos sobre atividades que te deixarão cada vez mais próximo do desenvolvimento do seu pequeno. Temos ideias de fantasia para o carnaval, brincadeiras de Halloween e até truques de mágica. Não fique sem conferir, viu? Até logo!
Fonte: blog brandili