Sophia @princesinhamt
Fashion

10 nomes bíblicos femininos e seus significados: descubra o simbolismo por trás dos nomes sagrados

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
4 minutos de leitura

Os nomes bíblicos são muito pesquisados pelos futuros papais e mamães de meninas. Maria, Sara e Rute são alguns exemplos das opções que se pode achar na Bíblia. Para te ajudar, preparamos uma lista com 10 inspirações e seus respectivos . Confira!

1. Maria

Maria significa “senhora soberana”, pura e vidente. Esse nome representa vários símbolos da Bíblia, como a pureza, a coragem e a devoção demonstrada pela mãe de Jesus. Sem dúvidas, é um dos nomes para meninas mais famosos e conhecidos, principalmente por representar essa figura tão significativa para os cristãos.

menina criança feliz e diversificada em casa com vestido branco

2. Sara

O nome Sara significa “princesa”. A sua variante, Sarah, também é muito usada sem alterar o sentido. Sua origem é hebraica e, na Bíblia, nomeia a esposa de Abraão e a mãe de Isaque, considerada matriarca do povo hebreu.

É um nome muito comum em outros países, por isso, assim como Maria, ele é reconhecido internacionalmente. Sua sonoridade agradável e seu lindo significado tornam-na uma das opções mais escolhidas.

3. Raquel

Raquel tem origem hebraica e seu significado é “ovelha” ou “aquela que é pura”. Uma curiosidade é que, na Bíblia, Raquel representa a esposa de Jacó e a mãe de José e Benjamim.

linda garota com uma cabra ao lado

Aliás, essa opção tem sonoridade fácil e sua variação Rachel é usada em países como os Estados Unidos. O nome interpreta uma pessoa dócil, pacífica e cordial.

Você também pode se interessar por: Nomes femininos americanos: confira 61 opções com significados!

4. Ruth

Esse é um nome simples e bonito, fácil de pronunciar e de escrever. Ele significa “amiga” ou “companheira” e carrega consigo as características de afeto e lealdade. Frequentemente, é associado à amizade verdadeira e indica uma pessoa leal, talvez pela história da personagem bíblica, que carregava consigo solidariedade e com sua família.

5. Queren Hapuque

Queren Hapuque além de ter origem bíblica, também é considerado um nome raro. Seu significado é “olhos que brilham” e, na Bíblia, ela era a terceira filha de Jó. A sua composição se dá por duas palavras hebraicas, qaran e puk, que, juntas, formam o seu sentido.

Esse nome designa aquela pessoa que todos querem , querida e amada pelos pais. Para quem prefere nomes exclusivos e deseja fugir daquela situação de ter várias crianças na sala de aula com o mesmo nome da sua filha, essa é uma boa escolha.

6. Esther

Desta lista, esse é um dos mais populares. Esther tem como significado “estrela”. Sua sonoridade é bastante agradável, delicada e transmite beleza em sua pronúncia. Ah, e caso você queira uma versão mais simples, o nome também pode ser escrito como Ester.

Conforme as histórias bíblicas, Esther foi casada com Assuero, rei da Pérsia, e tudo é relatado no livro que leva o seu nome no Velho Testamento. Ela salvou os judeus de um massacre, ato comemorado até hoje em uma festa chamada Purim.

Caso você queira inovar de uma forma diferente, este conteúdo pode te interessar: 100 inspirações de nomes de príncipes e princesas!

7. Rebeca

O significado de Rebeca é “aquela que une”, “união” ou “ligação”. Sua origem é hebraica e remonta a uma personagem do velho testamento. É conhecida como esposa de Isaque e mãe de Jacó. Esse nome carrega a ideia de vínculo e conexão.

duas meninas pequenas com as mãos dadas

Entre os nomes bíblicos femininos, esse é um dos mais bonitos, de forte pronúncia. Rebeca representa inteligência, fé e e é muito popular em países de língua portuguesa e inglesa.

8. Débora

O nome Débora significa “abelha” ou “mulher esforçada”, “trabalhadora”. Ele representa aquela pessoa que tem determinação para alcançar seus objetivos. Conta com uma pronúncia forte e, ao mesmo tempo, dócil, ainda, no Brasil é bastante popular. Para quem deseja um nome mais clássico e com um sentido tão lindo, é o ideal.

9. Hadassa

Esse nome significa “murta” ou “mirto”, termos que se referem a uma planta que contém folhas brilhantes. Na cultura hebraica, é símbolo de beleza, vida eterna e doçura. Portanto, é uma opção especial para representar aquela menina amável e querida.

Na bíblia, Hadassa também é o nome de Esther. Não é tão popular, contudo, é diferente, bonito e exclusivo. Para quem gosta de fugir do tradicional ou de nomes repetidos, de fato, é uma das melhores opções.

10. Ana

Outro nome famoso entre os bíblicos é o de Ana, assim como Maria, é uma ótima opção para formar nomes compostos. Significa “cheia de graça” ou “graciosa”, como seu próprio significado sugere, representa uma pessoa amável, conquistadora e alegre.

Ana é popular em muitos países, sua pronúncia é fácil em várias línguas. É um nome curto, simples, fácil de escrever e que nunca sai da moda. Além disso, pode combinar com outros, como Paula e Carolina.

menina feliz de vestido branco se diverte ao ar livre


Ainda está em dúvida de qual nome escolher? Que tal se inspirar em nossa lista de nomes americanos para meninas? Mostramos mais de 50 opções com seus significados.

Aproveite!

Fonte: blog brandili

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.